Ginecologia

A ginecologia é a especialidade da medicina que cuida do sistema reprodutor feminino (útero, vagina e ovários) desde a infância até a terceira idade.

A visita ao médico ginecologista é essencial para detecção precoce de doenças do sistema reprodutor, principalmente quando a mulher está se sentindo bem.

Exames como Papanicolau e de mama devem ser realizados ao menos uma vez ano.

Obstetrícia

O atendimento à gestante no pré-natal, durante o parto e 28 dias após o nascimento da criança fazem parte da obstetrícia, área responsável pela reprodução humana.

O obstetra atua para garantir a saúde da mãe e do bebê durante toda a gestação, orienta a futura mamãe sobre a evolução da gravidez, sintomas comuns e realiza o parto, seja ele natural ou cesárea.

Cirurgia ginecológica

As cirurgias ginecológicas são realizadas após o diagnóstico de alguma doença do sistema reprodutor feminino.

Conheça algumas delas:

  • Histerectomia total: cirurgia realizada para retirada total do corpo e colo do útero.
  • Conização (CAF): feita para retirada de parte do colo do útero. Geralmente utilizada para diagnosticar e tratar lesões do colo do útero, malignas ou não.
  • Ooforectomia: é a retirada dos ovários.
  • Salpingectomia: é a retirada das trompas.
  • Anexectomia: retirada dos ovários e trompas.
  • Sling (Ophira e Safyre T): correção de incontinência urinária.
  • Perineoplastia anterior e posterior: correção de prolapso vesical e intestinal, respectivamente.
  • Correção de prolapso de cúpula vaginal

Converse sempre com o médico antes de marcar a cirurgia e esclareça suas dúvidas para entender o que vai acontecer com o seu corpo.

Rejuvenescimento genital

O rejuvenescimento genital melhora a autoestima e qualidade de vida das mulheres.

Com técnicas modernas e o uso de laser é possível eliminar desconfortos que surgem com a menopausa e período pós-parto, como a diminuição de secreção das glândulas vaginais (causadora da secura local) e consequente queda da libido, além da incontinência urinária e flacidez.

O rejuvenescimento genital melhora também o aspecto externo da vulva e o tensionamento do canal vaginal. Outros procedimentos como clareamento dos genitais e preenchimentos para correções dos pequenos e grandes lábios, também podem ser realizados, assim como correção de cicatrizes de parto (episiotomia) e cirurgias de períneo inestética

Cirurgia videolaparoscópica

A videolaparoscopia é um procedimento minimamente invasivo que permite rápida recuperação da paciente, reduz as cicatrizes e garante mais segurança e eficácia no diagnóstico e realização de procedimentos médicos.

Ela pode ser usada como meio de diagnóstico da endometriose e tratamentos como retirada de cistos, miomas, distopias genitais, reversão de laqueaduras e também, para confirmar o diagnóstico e descartar condições com sintomas semelhantes, como a gravidez tubária ou apendicite.

Uroginecologia

A uroginecologia trata os problemas urinários da mulher. Além da incontinência urinária, doenças como cistite, útero e bexiga caídos, flacidez e dor na vagina e dor pélvica durante o contato íntimo são tratados pelo médico especialista.

Open chat