Sinais de que você pode estar grávida

Será que estou grávida? Essa é dúvida que bate quando o ciclo menstrual está atrasado ou o corpo começa a apresentar sinais de inchaço, cansaço, sono excessivo ou até mesmo tonturas e enjoos.

Mas, existem sinais claros de uma gravidez?

Alguns sintomas podem ser os primeiros indícios de que você será mamãe em breve, mas eles não dão 100% de certeza da gestação. Um teste rápido comprado em farmácia pode reduzir a ansiedade por respostas, mas apenas um exame de laboratório feito a partir da coleta de sangue pode confirmar a gravidez.

Confira alguns sinais que podem indicar que em breve você terá um bebê:

Atraso da menstruação

A falha menstrual costuma ser o sinal de gravidez mais importante e que normalmente leva a mulher a pensar que está grávida.

Após o encontro do óvulo com o espermatozoide e da fixação do embrião no útero o ciclo menstrual é interrompido para que a gestação tenha continuidade.

Sangramento leve

Quando o embrião se fixa na parede do útero, pode haver um pequeno sangramento vaginal, como uma “borra de café”, ele é leve, apenas suja a calcinha ou o papel higiênico, e dura, em média, dois dias.

Cólica

O desconforto abdominal também é comum. Depois da fecundação, o útero fica irritadiço e isso pode se apresentar em uma sensação parecida à de uma cólica menstrual.

Inchaço

A partir do momento em que o embrião se forma, há um aumento gradual da produção do hormônio progesterona. Isso faz com que os seios e o abdômen inchem e pareçam maiores do que antes.

Sensibilidade nas mamas

Também é resultado da maior quantidade de progesterona no organismo. É natural e esperado que as aréolas e os mamilos fiquem mais sensíveis ao toque e as mamas aumentem.

Enjoos

Os enjoos e vômitos são sintomas muito frequentes no início da gravidez. Normalmente ocorrem na parte da manhã, mas podem surgir a qualquer hora do dia. É normal sentir logo na primeira semana de gestação e normalmente elas cessam entre a 8ª e a 12ª semana. Contudo, em alguns casos elas podem durar toda a gestação.

Tontura, dor de cabeça e sono

A tontura e o sono excessivo ocorrem por causa da queda da pressão arterial, da redução da glicose no sangue e da má alimentação devido aos enjoos e vômitos frequentes. A dor de cabeça, geralmente leve, mas é frequente na gravidez.

Mudança de humor e alteração no paladar

Alterações no humor, até sintomas de depressão e aversão a cheiros fortes são situações que podem ocorrer. Se você estiver grávida, pode acontecer de vomitar diante de cheiros que sejam aparentemente agradáveis como perfumes ou alimentos saborosos.

É importante saber também que o aumento do apetite é quase inevitável.

Existem inúmeros sinais e sintomas associados à gravidez, a maioria deles normais e sem motivo de preocupação. No entanto, outros sinais e sintomas requerem atenção e cuidados que você pode obter junto ao seu médico ginecologista. Iniciar o pré-natal nas primeiras semanas de gestação é essencial para o cuidado adequado da saúde da mãe e do bebê.