Grávidas ficam esquecidas?

Viver a experiência de episódios de perda de memória recente durante a gravidez pode ser algo bastante habitual. O problema é mais comum do que se possa imaginar, e pode estar relacionado a diferentes fatores ligados à gravidez, sejam eles hormonais ou emocionais.

O início dos sintomas, geralmente, acontece com o começo da gestação, e eles ocorrem, principalmente, por fatores hormonais. A ação da progesterona, que por si só já tem essa característica, e o processo de embebição gravídica, que causa inchaço, provoca um edema leve em todos os tecidos do corpo da gestante, incluindo o cérebro, o que acaba afetando um pouco a parte cognitiva.

Além disso, o mix de sentimentos, como ansiedade, medos, acúmulo de pensamentos, faz com que a grávida fique mais propensa a sofrer com os lapsos de memória, e que são considerados um acontecimento totalmente fisiológico.

Esses lapsos de memória estão muito ligados à diminuição na qualidade do sono da gestante. Isso porque a nossa memória recente necessita de boas noites de descanso para se fixar.

Na gravidez, conforme o útero vai crescendo, você começa a ter mais dificuldade para respirar, porque o órgão comprime o diafragma e diminui a capacidade de expansão do tórax e do pulmão.

Desse momento em diante, o sono da gestante costuma ficar mais descontínuo, e ela vai acordando diversas vezes durante a noite, e isso pode contribuir para a diminuição da memória recente. Fora isso ainda existem as questões das preocupações e estresse com a gestação, que acabam provocando uma mudança nas prioridades de fixação de memória.

Até quando os lapsos de memória costumam durar?

Na maioria dos casos, a perda de memória ligada à gravidez costuma terminar no período pós-parto, momento no qual os níveis de estrogênio no corpo sofrem grande redução, ligada ao bloqueio ocorrido pela amamentação.

Mesmo assim, após o nascimento do bebê, a mamãe passa a ter um ciclo de sono bastante complicado e totalmente dependente da criança. Somado a isso, existem todas as preocupações relacionadas ao cuidado com o filho, que também podem contribuir para o cansaço e, consequentemente, que as falhas na memória durem por mais um tempo.

Prevenção

Para prevenir é necessário contar com uma boa assistência pré-natal. Uma abordagem multidisciplinar focada na saúde mental poderá suavizar todos esses sintomas.

Cuidar da saúde materna com nutricionista, médico, fisioterapeuta, psicólogo, enfermeira e obstetra é algo que traz ótimos benefícios para a mamãe e o bebê, além de ser bom para a família toda.

Além do atendimento médico especializado e de qualidade, o apoio efetivo do parceiro ou parceira durante a gravidez, mais a prática regular de exercício físico, podem ajudar bastante na melhora dos lapsos de memória.

Atividades como a prática de meditação, relaxamento, massagens e acupuntura, que auxiliam na melhor qualidade do sono e, consequentemente, na fixação da memória recente são capazes de diminuir o estresse e a ansiedade da grávida.

E quanto mais o cérebro é ativado e preservado, mais ele atua melhor. Jogos de memória, palavras cruzadas e sudoku são alternativas que também ajudam a preservar a qualidade do funcionamento cerebral. Contudo, caso esses lapsos de memória passem a prejudicar as atividades básicas do dia a dia, ou a coloque em situações de risco, procure seu médico ginecologista de confiança que certamente vai te indicar processos para tratar e contornar a situação.

Leave a reply