Exercícios para o bem-estar feminino

A pandemia causada pela Covid-19 trouxe limitações e consequências dos mais variados tipos,  entre elas, o aumento do sedentarismo. Se antes desse período, o IBGE já mostrava que 47,5% das mulheres eram pouco ativas em todo o Brasil, agora a situação é ainda mais preocupante.

Deixar de praticar exercícios foi uma das primeiras situações observadas no estudo realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) durante a pandemia. Os quilos extras não devem ser a única preocupação de quem deixou de se exercitar. O cuidado com a saúde deve estar em primeiro lugar.

Para recuperar o tempo perdido, o primeiro passo é realizar de 150 a 300 minutos de atividades moderadas por semana. Considere exercícios moderados toda atividade física que você realizar e conseguir manter um diálogo enquanto faz o exercício. Conversar normalmente durante a atividade é uma amostra que ele tem baixa intensidade, ou seja, não é ideal.

Aquela caminhada com sua amiga ao final do dia ou no começo da manhã em que vocês aproveitam para conversar certamente é melhor que nada, mas não é o suficiente.

Qual exercício escolher?

Você pode escolher qualquer atividade física. O importante é não ficar parada. Correr, nadar, pedalar, subir e descer escadas, e até mesmo dançar são exercícios recomendados e conhecidos como aeróbicos.

O ideal é que eles se intercalem com os exercícios anaeróbicos, como pilates, ou exercícios resistidos com peso, como a musculação. Eles não só se complementam, como fazem que a rotina diária da prática esportiva não seja repetitiva e, assim, tornam a atividade mais prazerosa.

Lembre-se sempre de seguir os protocolos de segurança e sanitários para preservar sua saúde e daqueles que fazem exercício com você.

Benefícios

A prática regular de atividades físicas traz uma série de benefícios como sensação de prazer, já que otimizam a produção de serotonina e citocina; controle maior do peso corporal elevando a autoestima; ajuda no controle da pressão arterial prevenindo o acidente vascular cerebral (AVC) e a diabetes, principalmente após a menopausa; ajuda no combate a depressão e melhora o humor.

Recomendações

Existem programas de exercícios espalhados pela Internet, mas o ideal é buscar orientação com um profissional da saúde, especialmente para quem escolhe os exercícios de alta intensidade. Uma boa alimentação e um sono de qualidade são essenciais para a recuperação do corpo e bons resultados. Se alimentar adequadamente, treinar de forma segura, descansar o corpo para depois retornar, são ações que devem ser obedecidas para que a mulher alcance o bem-estar por meio das atividades físicas.

Leave a reply