Reposição hormonal e sua importância para as mulheres

Você acabou de entrar na menopausa, a produção hormonal foi alterada e está difícil lidar com as frequentes ondas de calor, suores noturnos, secura vaginal e até a mudança de humor? Uma das alternativas para driblar esses desconfortos pode ser a reposição hormonal.

Além da chegada da menopausa, que a reduz a produção de hormônios femininos, como o estrogênio e a progesterona, outros fatores como condições de saúde, diabetes, ovários policísticos ou a malformação de glândulas endócrinas, má alimentação e alterações psicológicas, como o estresse, acabam influenciando na redução dos hormônios com o tempo.

Devido a essa série de fatores, seu corpo passará por significativas transformações. O primeiro passo para reverter esse quadro é procurar um médico ginecologista, que vai solicitar exames de diagnóstico para indicar o melhor tratamento para seu caso.

A avaliação é fundamental para evitar efeitos danosos ao corpo e aproveitar da melhor forma os benefícios da reposição hormonal.

Vantagens

Entre as vantagens do tratamento de reposição hormonal está, principalmente, o alivio dos sintomas da menopausa. Toda aquela irritação e sensação de incômodo com o suor excessivo vai diminuir drasticamente com o avanço do tratamento médico indicado.

Outra mudança perceptível será a melhora em relação a vida sexual, já que o ressecamento vaginal, que acaba provocando dores durante a relação, será tratado. 

Outro benefício é a prevenção da osteoporose. A reposição hormonal previne a perda óssea e reduz as chances de fraturas por osteoporose na pós-menopausa. Ela pode ser indicada para a prevenção deste problema para mulheres com menos de 60 anos. 

O tratamento também ajuda na melhora do humor, além de combater e diminuir os sintomas de depressão e ansiedade. Cuide-se. Procure seu médico ginecologista e viva uma vida saudável e feliz.

Leave a reply