SUA: quando o sangramento uterino não é normal

A menstruação faz parte da vida de toda mulher no período fértil. Por isso mesmo, há uma tendência a se deixar de lado sintomas desconfortáveis durante esse período, achando que “está tudo normal”.

Se você passa por menstruações excessivamente longas, frequentes ou imprevisíveis, se precisa trocar de absorvente durante a noite ou ainda se vive organizando suas atividades sociais e planejando até suas roupas pensando na intensidade do fluxo, você pode ter Sangramento Uterino Anormal, o SUA.

Essa condição da perda excessiva de sangue menstrual, que interfere na qualidade de vida física, social e emocional, acomete uma a cada três mulheres no mundo.

Contudo, calma. O SUA tem tratamento e você poderá levar uma vida saudável seguindo as recomendações do seu médico ginecologista.

Os tratamentos mais comuns são realizados com medicamentos e consistem em pílulas anticoncepcionais e DIU hormonal.

Também existem as opções cirúrgicas, como a ablação endometrial (procedimento que remove ou destrói o revestimento endometrial do útero) e histerectomia (remoção total do órgão), indicadas apenas em casos nos quais há doenças associadas, como mioma e câncer, por exemplo.

Uma avaliação com seu ginecologista é o primeiro passo para o tratamento adequado, já que ele vai ponderar características únicas como idade, condições de saúde, impacto na qualidade de vida, contraindicação para hormônios, casos de câncer, entre outras situações. É preciso ter qualidade de vida durante a menstruação, evitando que esse período se transforme em algo que incomode por toda a vida. Cuide-se e viva uma vida saudável e feliz.

Leave a reply