Coronavírus: atendimento e cuidados com gestantes

A quarentena imposta pela pandemia de Covid-19 alterou a rotina em consultórios médicos de todos o Brasil. Aqui na Clínica Mulher não poderia ser diferente.

Medidas restritivas estão sendo tomadas por nossa equipe para evitar que o coronavírus se espalhe ainda mais rápido.

Estamos realizando apenas consultas de emergência, com atendimento preferencial a gestantes, e redobrando os cuidados com a higiene.

Consultas de rotina foram adiadas e serão remarcadas assim que o período de quarentena terminar.

Para garantir a segurança e a saúde de nossas pacientes, nossos médicos ginecologistas e obstetras estão atendendo apenas nos seguintes casos:

Pré-natal: as consultas e exames pré-natais serão mantidos durante o período de isolamento. Eles devem ser continuados, já que as gestantes não estão expostas apenas ao coronavírus, existem outros riscos que precisam ser acompanhados durante a gestação.

É importante que a gestante vá as consultas sem acompanhante e se estiver gripada NÃO VÁ ao consultório sem ligar previamente para seu médico.

Até o momento não foram registrados fatores que apontem que gestantes tenham maior risco de adquirir a infecção que a população geral. Mas durante a gestação, algumas alterações naturais no organismo podem favorecer a queda da imunidade da gestante, e por essa razão elas não devem se colocar em situações de risco.

A Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo (Sogesp) traz as seguintes recomendações para gestantes:

·   TODAS as gestantes devem realizar as medidas de prevenção: lavar as mãos com água e sabão ou usar álcool gel, não compartilhar objetos pessoais, manter os ambientes ventilados e evitar aglomerações;

·   Devem entrar em contato com seu obstetra de confiança (inicialmente por telefone) caso apresente sintomas como febre, tosse, dificuldade para respirar, congestão nasal ou conjuntival, dificuldade para deglutir, dor de garganta, dores musculares. O profissional irá orientar se há necessidade ou não de buscar o pronto atendimento hospitalar nesses casos.

·   Gestantes devem buscar atendimento hospitalar para investigação, diagnóstico, isolamento e tratamento apenas em caso de piora do quadro clínico ou sinais de alerta de complicações: febre persistente, queda do estado geral, taquicardia (aumento dos batimentos cardíacos) ou sinais respiratórios como dor pleurítica (dor no peito), fadiga (cansaço) e dispneia (falta de ar).

Lembre-se!

O coronavírus é transmitido por meio de gotículas ao tossir, espirrar, respirar, falar e colocar as mãos nos locais em que as gotículas caíram (onde o vírus sobrevivem por algumas horas). Daí a necessidade de lavar as mãos e do álcool gel.

A Covid-19, doença causada pelo coronavírus, pode provocar sintomas como febre, fadiga, tosse seca ou dificuldade para respirar. Em alguns casos, no entanto, também pode ser assintomático.

A melhor forma de evitar a proliferação da doença é a higiene. Lave bem as mãos com água e sabão e uso álcool gel.

Respeite o período de quarenta.

É preciso alterar nossa rotina para conter o avanço do coronavírus.