Cuide-se e evite o coronavírus

Com o avanço do coronavírus pelo mundo aumenta também a circulação de informações sobre formas de contágio e prevenção, nem todas corretas.

Para garantir que você e sua família estejam protegidos, separamos algumas informações confiáveis, divulgadas pelo Ministério da Saúde.

O que é o Coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causa infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (SARS-CoV-2) foi descoberto no final do ano passado na China.

Sintomas:

O coronavírus se assemelha a uma gripe, mas alguns sintomas o diferenciam como febre, cansaço e tosse seca. Podem ainda surgir dores, congestão e corrimento nasal, dor de garganta ou diarreia. Esses sintomas, geralmente, são leves e começam de forma gradual.

A maioria das pessoas (cerca de 80%) se recupera da doença sem tratamento especial. Aproximadamente 1 em cada 6 pessoas infectadas fica gravemente doente e desenvolve dificuldade para respirar.

Pessoas com mais de 60 anos, com problemas cardíacos, pressão alta ou diabetes têm maior probabilidade de desenvolver doenças graves, por isso esse grupo precisa ficar atento a qualquer sintoma do coronavírus e procurar atendimento médico.

Transmissão

A transmissão do coronavírus ocorre entre pessoas.

A doença pode se espalhar por meio de pequenas gotículas do nariz ou da boca que podem ficar depositadas em objetos e superfícies ao redor da pessoa infectada.

A infecção também pode acontecer tocando objetos ou superfícies com o vírus.

Caso suspeite que esteja com a doença, use máscara de proteção e vá em busca de ajuda médica. A máscara contribui para evitar a transmissão da doença a outras pessoas.

Grávidas com tosse, febre ou falta de ar devem procurar ajuda em hospitais ou prontos-socorros e não no consultório médico. O primeiro atendimento deve ser sempre o de emergência.

Cuidados:

• Evite contato próximo com pessoas doentes e que tenham infecção respiratória aguda;
  • Lave as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, use álcool em gel, principalmente, após contato direto com pessoas doentes e antes de se alimentar;
  • Usar lenços descartáveis ao assoar o nariz;
  • Cubra nariz e boca sempre que for espirrar ou tossir com um lenço de papel e descarte no lixo;
  • Higienize as mãos sempre depois que tossir ou espirrar;
  • Evite tocar em olhos, nariz e boca com as mãos não higienizadas;
  • Mantenha ambientes muito bem ventilados;
  • Não compartilhe objetos de uso pessoal como copos, garrafas e talheres;
  • Limpe e desinfete objetos e superfícies tocados com frequência;
  • Evite contato com animais selvagens ou doentes.

Esses hábitos podem ajudar a impedir a propagação de várias doenças, inclusive essa nova infecção por coronavírus.