Vida sexual na menopausa

A menopausa faz parte da vida de toda mulher e é caracterizada pelo encerramento definitivo do ciclo menstrual. Na grande maioria das mulheres, uma variação no ciclo menstrual é observada antes, podendo este ciclo se tornar mais constante ou mais espaçado, é a chamada pré-menopausa.

Uma das implicações envolvidas nesse processo é que alguns hormônios, como o estrogênio, tenham sua produção drasticamente reduzida, até cessar definitivamente.

A menopausa não deve ser um impeditivo para que a vida sexual da mulher seja completa. Existem muitos recursos na medicina atual que aliviam os impactos da menopausa e o médico ginecologista é o profissional mais indicado para te apoiar neste período.

É sabido que cerca de 80% das mulheres apresentam sintomas vasomotores, caracterizados pelas ondas de calor e suores noturnos, acarretando dificuldades para dormir, por exemplo.

Em menor escala, podem também ocorrer mudanças na pele, no cabelo, além da possível diminuição da lubrificação vaginal. Essa dificuldade pode trazer um desconforto na hora da relação sexual.

Desmistificando tabus

Aspectos como a falta de ânimo, mudanças de humor ou até mesmo a chegada de uma fase depressiva por conta dessas variações hormonais, em alguns casos, afetam o sistema nervoso central feminino.

O tratamento adequado conduzido por um ginecologista previne e melhora um possível quadro depressivo. Já a questão da sexualidade da mulher na menopausa, ou em qualquer outra época, vai muito além da produção ou não de hormônios.

Além do sexo com objetivo reprodutivo, o ser humano é a única espécie que pratica o sexo prazeroso e saudável e esse tipo de relação está intimamente ligada ao pensamento.

Nesse cenário, existem aspectos sociais e culturais que podem ajudar na retomada de uma vida sexual plena. Para isso, é importante conhecer o histórico sexual da pessoa.

Muitas vezes a vida sexual de uma mulher já não estava satisfatória, nesse caso, a chegada da menopausa pode servir como desculpa para que as relações sexuais cessem definitivamente. É preciso descobrir o que está por traz dessa falta de desejo e buscar caminhos com apoio do médico ginecologista para resolver essa importante questão.

Qualquer idade

O diálogo é um excelente caminho a ser seguido. Expressar para o(a) parceiro(a) quais os carinhos, os toques que mais gosta e quais são as posições preferidas amadure qualquer relação sexual e melhora o relacionamento.

A idade não é um limite para um bom relacionamento sexual, seja ela qual for. O sexo não se resume ao ato da penetração ou da ejaculação. Envolve carinho, afeto e acolhimento. Não existe receita pronta, já que cada pessoa tem a sua particularidade, assim como os casais ou parceiros (as).

Criar uma sintonia com o(a) parceiro(a) é essencial e essa integração necessita ser alicerçada por muito diálogo e respeito mútuo. Essas são as principais premissas para obter uma vida sexual prazerosa e duradoura independentemente da menopausa. Consulte seu médico ginecologista de preferência, converse, tire suas dúvidas e tenha uma vida saudável e feliz.

Leave a reply