Quando devo ir ao ginecologista pela primeira vez?

Diferentemente do que muitos pensam, a consulta com um médico ginecologista deve acontecer frequentemente e não somente quando se existe a constatação de que algo está errado. O profissional da ginecologia é o responsável por acompanhar, orientar e tratar a saúde da mulher em todas as fases da sua vida, desde a 1ª menstruação até a terceira idade.

Pesquisa realizada pela Federação Brasileira das Associações da Ginecologia e Obstetrícia aponta que 20% das mulheres não procuram um ginecologista com recorrência. Por isso, é muito importante que pais e responsáveis sejam os primeiros incentivadores para que as meninas que acabaram de iniciar seu ciclo menstrual sejam instruídas sobre a importância da consulta médica com um especialista.

É durante as consultas com o ginecologista que a paciente vai entender sobre seu sistema reprodutor, como realizar a higiene adequada do órgão, como estar protegida de doenças e também sobre as mudanças que acontecerão em seu corpo nessa fase de transição da infância para a vida adulta. Todas as dúvidas podem e devem ser tiradas durante as consultas com o profissional.

Quando a paciente ainda não tem uma vida sexual ativa, as consultas com os ginecologistas são importantes para orientação e realização de exames preventivos não-invasivos. Somente após a primeira relação sexual é que a paciente deve realizar exames anuais como o Papanicolau.

Na hora de escolher o médico ginecologista, lembre-se de que ele irá te acompanhar durante toda a sua vida. Escolha alguém com quem se sinta confortável em conversar abertamente para que você tire todas as suas dúvidas sem constrangimentos. Não se esqueça que sua saúde deve estar sempre em dia para que você tenha qualidade de vida.

Leave a reply