Ginecologista ou Obstetra. Quem eu devo procurar?

Muitas mulheres ainda tem dúvidas de qual profissional devem procurar para cuidar da saúde. Um médico ginecologista ou um obstetra?

Tanto o obstetra quanto o ginecologista são responsáveis por cuidar da saúde feminina. O que diferencia o momento da procura de cada um, é a fase da vida em que a mulher está vivendo.

O médico ginecologista é o responsável por cuidar e tratar do aparelho reprodutor feminino e das mamas. A partir da primeira menstruação, o ideal é que a mulher procure um ginecologista para acompanhamento de sua saúde. É ele quem vai acompanhar a mulher durante toda sua vida, orientando sobre cuidados com a higiene, uso de métodos contraceptivos, gravidez e assuntos relacionados a vida sexual da paciente.

É muito importante que todas as mulheres visitem um ginecologista ao menos uma vez ao ano para a realização de exames preventivos como mamografias, ultrassom de mama ou pélvico, exames de sangue, exames para verificar os níveis hormonais e a realização do Papanicolau.

Já o especialista em obstetrícia é o profissional indicado para cuidar da saúde das mulheres que estão gestantes ou que desejam engravidar. Ele é o responsável por acompanhar a paciente desde o pré-natal até o pós-parto.

Assim que surgir a suspeita de uma gravidez, a paciente deve consultar o obstetra para receber orientações em relação a mudanças no corpo, alterações hormonais, cuidados com alimentação e uma série de fatores que influenciam na qualidade do período gestacional, garantindo a saúde da mãe e do bebê.

É o médico obstetra quem vai avaliar os níveis de inchaço da mulher durante a gravidez, as dores pélvicas que podem acontecer devido ao crescimento e movimentação do bebê. É também o obstetra quem vai acompanhar o pós-parto.

No caso das mulheres que planejam uma gravidez, o obstetra é o profissional indicado para orientar sobre técnicas de reprodução humana, além de avaliar o quadro clínico da paciente, garantindo um resultado satisfatório para que ela possa realizar o sonho da gestação.

Há muito profissionais que acumulam as duas certificações – obstetra e ginecologista – o que permite um acompanhamento mais completo da saúde da mulher.

Os profissionais da Clínica Mulher estão prontos para te auxiliar em todas as fases da sua vida, cuidando da sua saúde e acompanhando sua gestação com respeito e de forma humanizada.

Leave a reply