Cuidados antes de engravidar

​Desejo de muitas mulheres, a gravidez é um momento único. Para viver esse período da forma mais saudável possível, é preciso ficar atenta aos cuidados necessários para o melhor desenvolvimento do bebê, a alimentação da gestante, exames necessários e a prática regular de exercícios físicos.

Um passo muito importante é consultar um médico ginecologista no momento em que se decide engravidar. Esse período é importante para esclarecer dúvidas e para a realização de exames preventivos e um check-up da saúde dos futuros pais.

Alimentos com ácido fólico

Um dos primeiros cuidados que a mulher deve ter antes de engravidar é com sua alimentação. O consumo de alimentos ricos em ácido fólico, como cereais integrais, brócolis, ovo cozido, cogumelos, abacate, manga, laranja, melão, banana e feijão preto, por exemplo, contribui para uma gravidez com menos riscos para o bebê.

O ácido fólico é uma vitamina do complexo B importante para garantir o fechamento correto do tubo neural do bebê, que ocorre logo nas primeiras semanas de gestação.

É importante falar sobre esse assunto com seu ginecologista, que pode indicar o uso de suplemento de ácido fólico pelo menos três meses antes de parar o anticoncepcional.

Evite café e bebidas alcoólicas

Aquele cafezinho do dia a dia deve ser restringido se você pensa em engravidar. O consumo pode afetar sua capacidade de absorver ferro.

A ingestão de bebidas alcóolicas também deve ficar longe do seu cardápio. Lembre-se que você quer gerar uma vida e o consumo de álcool pode prejudicar o cérebro, o coração, os olhos e outros órgãos do bebê.

Vacinas em dia

Estar com a carteira de vacinação em dia é importante para uma gravidez tranquila. Verifique se as doses contra rubéola, catapora, hepatite B e tétano estão em dia. Caso falte algumas delas, o médico ginecologista vai te orientar sobre a melhor forma de colocar em dia suas vacinas.

Pratique exercícios físicos regularmente

Se você é sedentária comece agora. Se você pratica exercícios físicos regularmente continue. A prática de exercícios ajuda no relaxamento do corpo, melhora suas funções, mantém o peso ideal e contribuí para uma gestação saudável e tranquila.

É importante conversar com o ginecologista sobre a atividade física mais adequada durante a gestação. Bicicleta, caminhada, corrida, musculação e pilates são ótimas opções.

Pare de fumar

Se você é fumante e deseja engravidar pare agora. O cigarro dificulta a ovulação e implantação do óvulo, diminuindo as chances de engravidar.

O fumo ainda pode causar má formação e aumentar a chance de o bebê nascer antes do tempo e com baixo peso.

Coma bem

Evite alimentos gordurosos, com muito açúcar e industrializados. Busque por alimentos saudáveis, como frutas, vegetais, fibras e probióticos, que vão fornecer ao organismo os nutrientes necessários para uma gravidez saudável.

Alimentos ricos em vitamina E, como espinafre, pera, salmão, sementes de abóbora, couve, amoras, maçã e cenoura, vão te ajudar a regular a produção hormonal, facilitando a concepção. Lembre-se, o médico ginecologista é o profissional mais indicado para te orientar antes, durante e após a gestação.

Leave a reply