Check-up feminino: fique atenta à sua saúde

Cuidar da saúde com boa alimentação e exercícios físicos são os melhores meios para quem almeja uma vida longa e saudável. Aliado a isso, também temos os exames preventivos, que são essenciais para um diagnóstico precoce de diversas doenças.

Muito embora os dados do Ministério da Saúde comprovem e historicamente as mulheres costumam cuidar mais da saúde do que os homens, muitas se esquecem de realizar o check-up regularmente e acabam procurando o médico somente quando sentem algum incômodo.

Independentemente da idade, alguns exames devem estar sempre presentes na rotina da mulher como: teste de glicemia; colesterol total e suas frações; triglicerídeos; avaliação da função renal; avaliação da função hepática; exame de sangue e exame de urina.

Da primeira menstruação até os 30 anos é recomendado que todas as mulheres procurem um ginecologista. Nesta fase é importante que as meninas tomem a vacina contra o HPV, principal causa do câncer de colo uterino, e a partir da primeira relação sexual realizem o exame de papanicolau e exame pélvico.

Gestação

Na hora de planejar o bebê, os exames de rotina continuam na lista e devem ser os primeiros a serem feitos. Além deles, o médico ginecologista pode pedir uma histeroscopia para avaliar mais profundamente sistema reprodutivo.

Após a confirmação da gravidez é hora de realizar o pré-natal, de extrema importância para diminuir os riscos de doenças e até de morte da mãe e do bebê. Ter o acompanhamento de um ginecologista obstetra de confiança faz toda a diferença para a segurança da futura mamãe.

Nesse período é importante realizar os exames de hemograma, para avaliar presença de anemia, tipagem sanguínea, glicemia de jejum, avaliação da função da tireoide (TSH), ultrassom transvaginal ou pélvico; e sorologias, para avaliar a presença de sífilis, HIV, toxoplasmose, rubéola e hepatites B e C.

Mamografia

Após os 30 anos, além de manter o check-up feminino regular, a mulher deve redobrar os cuidados com o sistema reprodutivo.Esse é o período em que o câncer de mama e de colo de útero são mais recorrentes.

A primeira mamografia entrar de vez na lista de exames preventivos e precisa ser realizada anualmente a partir dos 40 anos. Em casos de histórico familiar da doença, o médico ginecologista vai orientar sobre o período mais adequado e o prazo correto para fazer a mamografia.

Cuide dos hormônios e do peso

Entre 40 e 45 anosos exames importantes e que devem ser feitos são: testes de perfil hormonal; Raio-X de tórax; consulta com proctologista; e exame oftalmológico.

Já dos 50 anos para frente, a atenção deve ser com o controle do peso. Quem tem diabetes devem ficar atenta e realizar a contagem da glicemia pelo menos duas vezes ao ano e o exame de fundo de olho, para identificar algum sintoma ocular.

Atenção aos 60 anos

Na chegada dos 60 anos os cuidados devem ser mais frequentes e a prevenção da saúde óssea, com o exame de osteoporose, e exames de hipertensão arterial e doenças do coração devem ser o principal foco. Dosagem do colesterol, glicemia, cálcio e hemograma também não podem deixar de ser realizados. Todos esses cuidados com a realização do check-up feminino e os exames preventivos devem ser acompanhados por seu ginecologista de confiança para que você possa levar uma vida com qualidade e hábitos saudáveis.