Outubro Rosa: conscientização e cuidados

Chegamos a mais um mês de outubro e desde os anos 1990 sabemos a importância dele para todas as mulheres. São nesses 31 dias que o mundo abraça a campanha Outubro Rosa e busca ampliar a conscientização e alertar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e, mais recentemente, do câncer de colo de útero.

Ações, informações e acessos aos serviços públicos de diagnósticos contribuem para a redução da mortalidade da doença, que, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo inteiro e o mais comum entre as mulheres.

Sintoma

O câncer de mama é assintomático, quase sempre, não apresenta sintomas. Por isso, é importante que você faça um diagnóstico precoce e procure seu médico ginecologista de confiança para fazer o exame clínico e a mamografia a partir dos 40 anos.

Ao apalpar o seio e sentir um caroço não perca tempo. Nem todo caroço é um câncer de mama, mas você deve procurar seu médico para descobrir o que está acontecendo o quanto antes. Não espere a pele da mama ficar parecida com uma casca de laranja. Isso é um sinal perigoso que o estágio do câncer pode estar muito avançado.

Quando fazer o exame?

Toda mulher com 40 anos ou mais deve procurar um ambulatório, centro ou posto de saúde para realizar o exame clínico de mamografia. Além disso, toda mulher entre 50 e 69 anos deve fazer pelo menos uma mamografia a cada dois anos, mesmo que não apareçam sintomas.

Caso alguém de sua família, mãe, irmã ou filha, tenha histórico da doença antes dos 50 anos, a chances de ter um câncer de mama são maiores. Mulheres que já tiveram câncer em uma das mamas ou câncer de ovário, em qualquer idade, também devem ficar atentas.

Autoexame

O exame das mamas realizado pela própria mulher, apalpando os seios, ajuda no conhecimento do próprio corpo e pode contribuir para a detecção de anormalidade. Mas é importante ressaltar que esse exame não substitui o exame clínico das mamas realizado por um profissional de saúde capacitado e com o equipamento adequado.

Caso você observe alguma alteração nas mamas deve procurar imediatamente o serviço de saúde mais próximo de sua residência e agendar uma consulta com um médico ginecologista. Mesmo que não encontre nenhuma alteração no autoexame, as mamas devem ser examinadas uma vez por ano por um profissional de saúde.

Saúde em primeiro lugar

Além da conscientização sobre o câncer de mama, o Outubro Rosa inspira cuidados com a saúde da mulher de forma geral. A adoção de uma rotina mais saudável com mudanças nos hábitos diários e a realização dos exames periódicos solicitados pelo seu ginecologista de confiança são algumas dessas medidas.

Ter uma alimentação saudável e equilibrada, praticar atividades físicas regularmente, cuidar da qualidade do sono, evitar o estresse, o consumo de bebidas alcóolicas, não fumar, beber bastante água e cuidar da saúde mental contribuem para a prevenção de várias doenças. O médico ginecologista é o profissional mais adequado para te orientar e te auxiliar a cuidar de sua saúde. Lembre-se, vida saudável é vida feliz.

Leave a reply