A importância da vacinação materna

Toda gravidez gera dúvidas nas mulheres, principalmente nas mamães de primeira viagem. Com a internet cada vez mais presente em nossas vidas é comum a busca por informações, como serão os primeiros contatos com o bebê, o que fazer, o que não fazer e tudo mais sobre um mundo novo que está por vir.

O que nem sempre entra nas pesquisas das gestantes são as vacinas. Um cuidado extremamente importante para a saúde das mamães e seus bebês.

A Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) e o Ministério da Saúde, juntamente com a Sociedade Brasileira de Imunizações, recomendam algumas vacinas para as gestantes para evitar doenças como gripes, difteria, tétano e coqueluche acelular (dTpa), além da vacina de hepatite B e da Covid-19, todas disponíveis gratuitamente nos postos de saúde.

São vacinas importantes para a proteção de doenças que podem ser evitadas. Além de proteger a gestante, com a imunização ela é capaz de levar os anticorpos produzidos para o bebê, transferidos pelo útero, pela placenta e através da amamentação do recém-nascido.

Conhecer e entender a importância dos imunizantes é um ato de proteção, saúde e amor para você e seu filho. Tomar as vacinas durante a gravidez, seguindo a orientação e o acompanhamento do seu médico ginecologista e obstetra, é fundamental para a vida dos dois.

Proteja-se

Vacina Influenza: protege contra a gripe e é aplicada em dose única anualmente;

dTpa (Tríplice bacteriana acelular do tipo adulto): previne a difteria, tétano e coqueluche. É aplicada em apenas uma dose a cada gestação a partir da 20ª semana ou no puerpério – até 45 dias após o parto;

Dupla Adulto (DT): previne a difteria e tétano e possui três doses;

Hepatite B: previne contra a doença de mesmo nome. Deve ser tomada em três doses;

Covid-19: deve ser tomada seguindo as orientações e o calendário de vacinação instituído pelo Ministério da Saúde e Estados.

Em caso de dúvidas procure seu médico ginecologista e obstetra de confiança e se informe mais sobre a vacinação materna para proteger a você e seu bebê.

Leave a reply