Agosto Dourado reforça a importância da amamentação para mãe e bebê

Um dos momentos mais intensos e que mais traz dúvidas às novas mamães é a amamentação. Por isso, surgiu o “Agosto Dourado”, um mês inteiro dedicado ao incentivo, conscientização e importância do leite materno na alimentação dos bebês em seus primeiros anos de vida.

O leite materno é o primeiro alimento da vida. Fundamental para o bebê iniciar seu desenvolvimento de forma saudável e começar a se fortalecer e se prevenir contra as mais variadas doenças. Além, é claro, de ajudar na redução da mortalidade infantil, como afirma a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Para o bebê, além de ser um alimento de fácil e rápida digestão, o leite materno oferece características imunológicas que nenhum outro alimento possuí. Você, mamãe, consegue fornecer para o seu filho uma série de componentes protetores que vão ajudá-lo na construção de seu sistema de defesa.

O leite materno ajuda a evitar diarreia no bebê, infecção respiratória, diminui o risco de alergias, hipertensão, colesterol alto e diabetes, reduz a chance de obesidade, melhora a nutrição, tem efeito positivo na inteligência e melhora o desenvolvimento da cavidade bucal.

Para as mamães, o momento de olhar seu filho sorrindo enquanto amamenta é o que faz valer a pena e compensa todas as dores que a amamentação pode causar, como inchaço, dores e rachaduras nos mamilos e até sangramentos.

Mas, não se preocupe. Amamentar vai fazer diminuir o sangramento no pós-parto e ajuda na redução da incidência de câncer de mama, ovário e endométrio.

Além do vínculo afetivo entre mãe e filho, a mulher tem uma melhora automática em sua saúde e qualidade de vida. O primeiro benefício é o emagrecimento. Os quilos extras que foram ganhos durante a gravidez começam a desaparecer com o início do aleitamento materno. Cerca de 700 calorias são gastas por dia durante o período de amamentação.

Outro importante benefício é a diminuição da ansiedade. A sintonia entre mãe e bebê, durante a amamentação, gera uma tranquilidade e faz com que a mamãe se acalme mais e diminua sua ansiedade.

O período de amamentação também faz com que a mulher demore mais tempo para menstruar e voltar ao seu ciclo normal. Isso acaba aumentando a quantidade de ferro do organismo e impede a anemia.

Amamentar é um gesto de amor e um laço eterno entre mãe e filho. Seu médico ginecologista e obstetra está pronto para orientar sobre cuidados e melhores formas para conduzir a amamentação. Informe-se.

Leave a reply