Cisto na mama: o que fazer?

O autoexame da mama é um dos exames mais conhecidos e, ao mesmo tempo, temido por muitas mulheres. Através dele a mulher pode perceber alterações nos seios.

Encontrar pequenos caroços no seio nem sempre é sinal de câncer de mama. Existem cistos mamários não cancerígenos, parecidos com um carocinho ou uma uva. Preenchido por líquido, eles são comuns em mulheres entre 35 e 50 anos e, geralmente, desaparecem após a menopausa.

Para ter certeza do que está acontecendo com seu corpo, consultas periódicas com um ginecologista são essenciais para se manter saudável e longe de qualquer risco.

Tipos de cistos mamários

Existem três tipos mais comuns de cisto:

– Cisto mamário espesso:  formado por um líquido mais grosso, parecido com uma gelatina;

– Cisto simples: preenchido por fluídos e mais macios;

– Cisto mamário sólido:  preenchido em seu interior como algo próximo de uma massa dura.

Destes tipos de cisto, o  que apresenta algum risco de virar câncer é o cisto sólido. E, por isso, se faz necessário um acompanhamento de um ginecologista para uma avaliação através de exames como mamografia e ultrassonografia para identificar se existem células cancerígenas no seu interior.

Sintomas

Em vários casos, o cisto não apresenta sintomas de dor e a mulher não o percebe. Ele só fica mais nítido quando está em um estágio muito grande fazendo a mama ficar inchada e pesada, o que causa desconforto, ou quando a mulher percebe, por meio do toque, a presença de vários caroços, conhecidos como pequenos cistos.

Outro sintoma do cisto mamário é o aumento de tamanho durante o período menstrual, sendo reduzido após o final do ciclo. Quando isso não acontece é importante procurar seu ginecologista para que sejam feitos exames para detectar se existem sinais malignos e se há risco do cisto ter ser transformado em câncer, o que é raro de acontecer.

Tratamento

O cisto na mama não requer um tratamento específico. Quando indicado pelo ginecologista, é possível fazer uma punção, um exame feito com agulha fina, para a retirada do líquido que forma o cisto, e, dessa forma, eliminar qualquer dor ou desconforto.

É importante que a mulher faça com frequência o autoexame da mama.

Cuidados

Coceira frequente na mama, liberação de líquido pelos mamilos, aumento de tamanho de uma das mamas, alterações na pele dos seios são sintomas que podem indicar câncer.

Nestes casos, é fundamental buscar ajuda de um ginecologista para fazer novos exames e avaliar se existe a possibilidade de estar se desenvolvendo um câncer.

É recomendável que, mesmo com cistos na mama benignos, a mulher faça exames como a mamografia, de acordo com a orientação do seu médico. Com o acompanhamento de um profissional ginecologista e obstetra, o cisto na mama pode ser tratado corretamente e deixá-la livre de preocupações para curtir uma vida tranquila e saudável.

Leave a reply