Diástase: causas e cuidados

Condição que acomete mulheres grávidas, quando o abdômen precisa se expandir para comportar o bebê, a diástase acontece devido ao afastamento ou alargamento entre os músculos abdominais, os mesmos que formam os gomos da barriga.

Bastante comentada nas redes sociais principalmente por questões estéticas, a diástase pode ser amenizada com exercícios, tratada com procedimentos cirúrgicos e até mesmo evitada.

Se você está grávida ou pensando em engravidar, é importante ficar por dentro desse assunto.

Causas

A principal causa da diástase é a forte pressão abdominal interna que os músculos abdominais e os tecidos conjuntivos sofrem com a expansão do útero durante a gravidez. Além disso, durante o parto normal, a força para empurrar o bebê também pode ocasionar o problema.

A diástase também é causada pela falta de fortalecimento da região abdominal ou mesmo exercícios mal executados que acabam deixando os músculos lesionados.

Sintomas da diástase

Um sintoma bem comum é uma saliência na região central da barriga ou até logo abaixo do umbigo.

Assim que os músculos são afastados, a pele fica com aparência murcha, bem fina, e a saliência pode ser perceptível apenas quando os músculos abdominais são tensionados, como durante uma tosse.

Consequências da diástase

Além das questões estéticas, a diástase pode causar outros problemas bem mais graves e que afetam a qualidade de vida da mulher.

Dores nas costas, devido à falta de fortalecimento do core, na pelve, problemas posturais, disfunção do assoalho pélvico, dificuldade em pegar objetos mais pesados, alterações gastrointestinais – como gases, desconforto, intestino preso -, além de incontinência urinária e hérnias, em casos mais graves, são alguns dos problemas mais comuns causados pela diástase

Prevenção

Sem apresentar qualquer fator de risco mais grave, a manutenção dos músculos abdominais  fortalecidos minimiza a chance de desenvolver a diástase, já que eles conseguem resistir melhor à separação.

Exercícios fisioterápicos, a prática de pilates, atividades aeróbicas regulares, sempre orientados por um profissional de educação física ou fisioterapeuta, são fatores que vão melhorar a condição vascular, fortalecer o abdômen, a respiração e inspiração, e ajudar na prevenção da diástase durante a gravidez.

O mesmo vale para o pós-parto. Com auxílio de um fisioterapeuta, exercícios específicos podem ajudar a corrigir a diástase.

Em casos graves, a cirurgia é indicada para a correção. O procedimento deve ser realizado por profissional habilitado e após uma série de exames preparatório, já que ocorre com a costura dos músculos separados. Outra alternativa cirúrgica é a abdominoplastia para remover o excesso de pele abdominal. A diástase tem solução. Seu médico ginecologista e obstetra pode te orientar sobre cuidados e melhores forma para tratamento da diástase, principalmente se a sua qualidade de vida for afetada.

Leave a reply