Coletor menstrual: riscos e cuidados

O período menstrual, tão natural e comum a todas as mulheres, é um período que exige cuidados extras de higiene. O mercado oferece diversos produtos, dos tradicionais absorventes externos e internos ao coletor menstrual.

O famoso copinho ou funil feito de silicone tem atraído cada vez mais adeptas, seja pela questão econômica ou pelo apelo ambiental. Introduzido no canal vaginal, o coletor menstrual tem a mesma função dos absorventes: coletar a menstruação.   

Disponível em várias marcas e preços, o dispositivo flexível ainda desperta muitas dúvidas e algumas desconfianças.

Cuidados

Ao contrário dos absorventes que têm curta duração e necessitam de trocas em prazos de até quatro horas. O coletor pode ficar até 10 horas dentro do canal vaginal.

Após esse período, ele deve ser retirado, esvaziado, lavado com água e sabão e depois desse procedimento pode ser recolocado.

Ao final do ciclo menstrual, o coletor deve ser lavado novamente com água e sabão, fervido, secado e guardado em local limpo.

Vantagens

De acordo com especialistas, se bem cuidado, o coletor pode ser utilizado por até 10 anos. Dessa forma, você poderá dispensar o uso de absorventes descartáveis, contribuir com a redução de resíduos e ainda economizar um bom dinheiro a longo prazo.

O coletor também proporciona uma liberdade para a mulher que pode, por exemplo, poder entrar na piscina em dia de calor, praticar esportes ou até mesmo dormir com ele, tudo sem se preocupar em precisar trocá-lo.

Riscos

Apesar das vantagens, é preciso ficar atenta a algumas recomendações.

Pequenas lesões na vagina podem causar infecção por bactérias comuns na região do canal vaginal, como o Staphylococcus aureus, que tem caráter tóxico e pode cair na circulação sanguínea.

O uso do coletor vaginal deve ser avaliado pelo médico ginecologista nos casos de mulheres que nunca tiveram relação sexual, já que o dispositivo pode causa o rompimento do hímen, e para aquelas acabaram de ter filhos. Conversar com o ginecologista é sempre o caminho mais seguro para tirar dúvidas, escolher o que é melhor para você e seu corpo e manter a saúde em dia.

Leave a reply