Cuidados com a gravidez durante a pandemia

A gravidez naturalmente aflora diversos sentimentos e deixa mais sensíveis as futuras mamães. Preocupações com a gestação, com o bebê ou como será o parto fazem parte da vida da gestante. Desde o início da pandemia de Covid-19, esses sentimentos, aliados ao receio de contaminação, foram potencializados entre as gestantes.

Com medo de contrair Covid-19, algumas gestantes deixaram de comparecer aos exames de pré-natal, fundamentais no período de gravidez para avaliar a saúde do bebê e da mamãe.

O Ministério da Saúde classificou gestantes e puérperas no grupo de risco da Covid-19. Porém, cientificamente, ainda não foi comprovada nenhuma relação direta entre a gravidez e o agravamento da infecção com o coronavírus.

Recomendações

Médicos ginecologistas ressaltam que as medidas de proteção para as grávidas são as mesmas para todo o restante da população. O uso de máscara de proteção, a higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel e o distanciamento social devem fazer parte da rotina de todas as pessoas.

Com todos os cuidados, é necessário comparecer ao consultório do ginecologista para as consultas e aos laboratórios ou clínicas de diagnóstico para realização dos exames recomendados.

Um exame de ultrassom obstétrico, por exemplo, é primordial para acompanhar o primeiro e no segundo trimestres de gravidez. Olhando de perto a paciente, o médico pode oferecer suporte nutricional ou mesmo medicações.

O desenvolvimento do bebê é outro ponto que deve ser levado em consideração pelas futuras mães. O acompanhamento clínico do médico ginecologista e obstetra é essencial. Cabe a ele avaliar o intervalo entre as consultas e orientar a futura mamães sobre os cuidados em cada período da gravidez.

Outro ponto importante é cuidar da saúde emocional. Estar próximo a pessoas positivas e manter o contato com familiares próximos, por telefone ou videoconferência, trazem conforto e o apoio necessário para a gestante.

Quando necessário, o apoio de psicólogos contribui para atravessar essa fase cheia de descobertas.

Fique atenta

Verifique se clínicas, consultórios ou centros de diagnósticos estão preparados para cumprir corretamente todos os protocolos de segurança exigidos durante a pandemia.

Se estiver com sintomas de gripe ou dúvidas sobre se está ou não infectada, procure remarcar sua consulta respeitando o prazo de quarentena (15 dias).

Evite aglomeração

Com pandemia ou não, o ideal é evitar aglomerações ao redor dos recém-nascidos. Devido ao sistema imunológico deles estar em formação, a melhor opção é dosar o número de visitantes ao novo membro da família. Lembre-se que o médico ginecologista e obstetra é o melhor profissional para tirar todas as suas dúvidas e te acompanhar neste momento tão especial.

Lembre-se que o médico ginecologista e obstetra é o melhor profissional para tirar todas as suas dúvidas e te acompanhar neste momento tão especial.

Leave a reply