28 de maio – Dia Internacional de Luta Pela Saúde da Mulher

O Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher foi criado para fortalecer ações que informem os problemas que mais afetam a saúde feminina. Câncer de mama, endometriose, infecção urinária, câncer de mama e no colo do útero, fibromialgia, depressão e obesidade estão entre as principais doenças enfrentadas pelas mulheres.

Nossos ginecologistas selecionaram alguns fatores importantes que as mulheres devem se atentar para levar uma vida com mais saúde.

Cuidados com a saúde da mulher

Cuidar do corpo, zelar pela saúde mental e ter um planejamento reprodutivo são as bases para que a mulher viva melhor. Com a complexidade do dia a dia é comum priorizar outras atividades e deixar os cuidados com a saúde em segundo plano.

Uma ótima dica é organizar a semana, traçar metas de autocuidado e claro, colocar em ação!

– Praticar exercícios físicos regularmente;

– Inserir alimentos naturais na alimentação;

– Se permitir ficar sozinha em alguns momentos para refletir e analisar suas vontades, seus objetivos, ler um livro, passar um batom;

– Não adiar consultas e exames médicos (algumas doenças sendo diagnosticadas logo no início têm maior possibilidade de cura);

– Ter um momento íntimo com o seu corpo, olhar todas as partes dele, se atentar a qualquer mudança suspeita (e caso tenha, procure um médico).

São alguns pontos muito válidos para colocar na sua rotina.

Se pretende ter filhos, planejamento faz a diferença

O planejamento reprodutivo é importante por contribuir para prática sexual mais saudável, possibilitando o espaçamento das gestações e a recuperação do organismo da mulher após o parto, melhorando as condições para o cuidado dos filhos junto ao parceiro.

Outro ponto importante é manter os exames em dia e usar preservativo para se prevenir de doenças infecciosas.

Promova sua saúde, mulher

Ter saúde não significa a ausência de doenças, vai muito além disso. É estar em completo bem-estar físico, mental e social.

Seja gentil com você, procure estar em dia com sua saúde. Cuide-se. Previna-se. Conte com um ginecologista e outros profissionais para promover sua saúde.