Por que a osteoporose atinge mais as mulheres?

A osteoporose é uma doença que provoca a perda acelerada de massa óssea e as mulheres são mais propensas a ter osteoporose.

Antes de mais nada é importante esclarecer que a osteoporose não aparece apenas em pessoas idosas. Logo após a menopausa, ocorre uma queda brusca da produção de estrogênio, hormônio que ajuda a equilibrar a saúde dos ossos nas mulheres, deixando as estruturas mais frágeis.

Quais os sintomas da osteoporose?

Por não provocar sintomas, a osteoporose é conhecida como uma patologia silenciosa. Quando acontece alguma fratura, sem nenhum trauma evidente, ela pode causar dor e incapacidade, algo que costuma ser o primeiro sinal da doença.

Muitas mulheres percebem a osteoporose quando ficam limitadas a fazer atividades rotineiras como subir escadas, caminhar e ficar de pé por muito tempo, por exemplo.

Como prevenir a osteoporose?

Estar atenta aos sinais do corpo e ter ciência do histórico familiar são ações importantes para todas as mulheres. Além disso, uma dieta rica em cálcio, desde a juventude, pode contribuir na prevenção da osteoporose.

A mulher tem necessidade de cerca de 1.200 miligramas de cálcio diário. O leite é um forte aliado nesse tratamento, já que um copo possui cerca de 300 miligramas de cálcio. Outros alimentos para inserir na dieta ricos em cálcio são:

– Ovos;

– Ameixa seca;

– Verduras verde escuras como a couve e espinafre;

– Peixes.

Exercícios físicos também são um excelente amigo da mulher no combate a osteoporose. Movimentar o corpo ajuda a renovar as células dos ossos deixando-os mais fortes. Vale ressaltar que o exercício físico precisa ser praticado de forma constante desde a juventude, pois a produção de massa óssea permanece ativa até os 30 anos de idade, depois desta fase, todas as atividades são para não perder as reservas.

A exposição ao sol (antes das 10 horas e após às 16 horas) aumenta a produção da vitamina D, que também é benéfica na prevenção da doença.

Não consumir álcool e cigarro também contribuem na prevenção da doença, uma vez que o álcool reduz a absorção do cálcio, prejudicando os ossos. Já as toxinas presentes no cigarro inibem a produção do osteoblasto, célula produtora da matriz da massa óssea.

Existe tratamento para a osteoporose?

Existe sim. O tratamento da osteoporose envolve uso de medicamentos que agem na diminuição da perda de massa óssea. Além disso, são empregadas medidas para diminuir o risco de fraturas, como fortalecimento muscular, treinamento de equilíbrio e adaptações para reduzir a ocorrência de quedas.

Procure orientação e ajuda médica

Como dissemos, a osteoporose é uma doença silenciosa. Portanto, é extremamente importante buscar orientações de um médico, pois ele saberá indicar todos os detalhes visando seu bem-estar e qualidade de vida.