14 de março – Dia Mundial da Incontinência Urinária

O dia 14 de março é considerado o Dia Mundial da Incontinência Urinária. Esta data foi criada para aumentar a conscientização sobre o tema, seus sinais, prevenção e o tratamento.

Como a mulher pode identificar a incontinência urinária?

Quando um estímulo físico como pular, tossir, espirrar ou se exercitar faz com que ocorra um escape involuntário de urina, provavelmente o que está havendo é incontinência urinária, isso é, a falta de controle muscular pélvico para segurar o xixi.

O que causa a incontinência urinária?

A incontinência urinária pode ser causada por diversos fatores, entre eles:

– Infecções do trato urinário;

– Trauma de parto;

– Perda de tônus muscular em razão da idade;

– Em alguns casos até mesmo pelo estresse emocional.

Quais mulheres estão mais propensas?

As mulheres acima dos 40 anos, especialmente após a menopausa; gestantes; e puérperas (mulheres no período pós o parto).

Quais as consequências da incontinência urinária para a saúde mulher?

As mulheres com incontinência urinária ficam limitadas ou até cessam suas atividades físicas, pois há receio de que as pessoas notem o odor da urina. Em alguns casos, afeta a autoestima e a vida sexual fica prejudicada, já que a mulher tende a fugir do contato sexual e da intimidade com o(a) parceiro(a).

Agora, uma boa notícia: existe tratamento!

Em muitos casos a incontinência urinária não é definitiva e há a possibilidade do uso de medicamentos e uma dieta mais favorável, além de exercícios físicos específicos para o fortalecimento do assoalho pélvico.

Já nos casos mais severos, há a possibilidade de realizar um procedimento médico com um especialista em ginecologia para a melhora dos sintomas.  Aqui na Clínica Mulher realizamos a Sling (Ophira e Safyre T) para correção da incontinência urinária.

O ginecologista pode auxiliar

Em casos de desconforto ou após notar alguns dos sinais de incontinência urinária, é importante buscar ajuda médica.

Compartilhar as informações com o ginecologista é uma excelente atitude, pois ele poderá orientar e auxiliar no diagnóstico e tratamento.

Leave a reply