Março Lilás: um movimento pela saúde da mulher

O Março Lilás surgiu para a conscientização das mulheres sobre a importância dos exames preventivos para o diagnóstico precoce das lesões precursoras do câncer de colo uterino. Em seu estado inicial, a doença é assintomática, por isso é fundamental consulta ao ginecologista uma vez por ano, pelo menos.

Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) divulgados na Estimativa de Câncer no Brasil em 2020, revelam que o câncer do colo do útero é terceiro tipo de câncer que mais atinge mulheres em nosso país.

O que causa o câncer do colo do útero?

A maioria dos casos de câncer do colo do útero está associada a infecção pelo HPV (Papilomavírus humano) transmitido por via sexual, o que promove alterações no DNA das células favorecendo o desenvolvimento do câncer.

Outros fatores que podem contribuir para o surgimento da doença são:

– Início da vida sexual muito precoce;

– Ter vários parceiros sexuais;

– Não usar preservativo durante o contato íntimo;

– Tabagismo;

– Uso prolongado de pílulas anticoncepcionais.

Quais os sintomas?

O sangramento vaginal fora da menstruação, a presença de corrimento vaginal e dor pélvica são alguns sinais de alerta para a mulher. Esses sintomasprecisam ser avaliados pelo ginecologista assim que aparecem para que, caso se trate realmente de câncer, o tratamento seja iniciado o mais rápido possível.

Como detectar a doença?

Para detectar o câncer do colo de útero é necessária a realização do exame Papanicolau, que pode ser complementado com colposcopia e biópsia para se confirmar o diagnóstico.

Também chamado de exame preventivo, o Papanicolau é a principal estratégia para detectar lesões precursoras e fazer o diagnóstico precoce da doença. O exame, realizado por um ginecologista, é totalmente simples, rápido e indolor. Pode, no máximo, causar um pequeno desconforto.

Existe tratamento?

Existe, sim, mas a forma de tratamento vai depender do estágio em que a doença se encontra e de fatores pessoais, como a idade da paciente.

Quando diagnosticado em fases iniciais, as mulheres passam somente por cirurgia. Se for um tumor avançado será necessário utilizar a quimioterapia e radioterapia.

A mulher que passa pelo tratamento de câncer de colo do útero consegue ter uma vida normal depois de tratada, mas precisa manter o acompanhamento médico para exames de revisão

Portanto, cuide-se!

Lembre-se da sua última consulta e, se estiver na hora, procure novamente seu ginecologista para evitar essa e outras doenças.