O que você precisa saber sobre HPV

Causado pelo Papilomavírus Humano, o HPV é uma doença transmitida durante o sexo. Ela possui evolução crônica e dificilmente a cura é alcançada, por isso é extremamente importante o diagnóstico precoce e que o tratamento seja feito de acordo com as orientações médicas de um ginecologista.

Existem mais de 100 tipos de HPV, sendo que 40 deles afetam a região genital e, entre esses, pelo menos 13 podem desencadear câncer de colo de útero, vagina, vulva e pênis.

Formas de contágio do HPV

O vírus fica alojado em qualquer parte da região genital, não só na vagina e no pênis. Vulva, períneo, bolsa escrotal e a região pubiana também podem alojar o HPV, isso justifica a razão de o preservativo masculino evitar a doença, mas não anular o risco de contágio.

As formas de transmissão são variadas, sendo:

– Contato direto com a pele ou mucosa infectada;

– Pela via sexual, que inclui contato oral-genital, genital-genital ou mesmo manual-genital. Assim sendo, o contágio com o HPV pode ocorrer mesmo na ausência de penetração vaginal ou anal;

– A transmissão também pode acontecer durante o parto, caso a mãe seja portadora do vírus.

Sintomas de HPV

Os sintomas de HPV podem demorar um certo tempo para se manifestar, dependendo do sistema imunológico e da quantidade de vírus circulantes no organismo da pessoa. Na mulher, o principal indicativo de HPV é a presença de verrugas únicas ou múltiplas, de tamanhos variáveis, na região genital, vulva, nos pequenos e grandes lábios, no ânus e no colo do útero. Outros sintomas são:

– Vermelhidão e coceira na região genital;

– Ardor no local da verruga;

– Formação de placas com verrugas;

– Presença de lesões nos lábios, bochechas ou garganta, quando a infecção foi por meio da relação sexual oral.

Não hesite em procurar ajuda!

O diagnóstico pode ser feito através de exames ginecológicos como o papanicolau e colposcopia.

O tratamento para HPV depende muito do tipo de lesão. Em casos de lesões clínicas, as verrugas são eliminadas, via cauterização, cirurgia ou ácido, tudo de acordo com a indicação do médico ginecologista.

Na dúvida de uma infeção ou de uma lesão, procure imediatamente o auxílio de seu ginecologista, pois ele saberá indicar a melhor opção de tratamento e prevenção.