Tireoide controlada para uma gestação segura

A tireoide é uma glândula localizada no pescoço que regula todo o organismo. Na mulher, ela produz hormônios fundamentais para a saúde da mãe e o bom desenvolvimento do bebê, sendo o T3 – triiodotironina e o T4 –  tiroxina.

Os nomes são complicados, mas desempenham uma função muito importante, a de estimular o metabolismo. Em alguns casos a tireoide funciona mais lenta que o normal (hipotireoidismo) ou mais rápida que o normal (hipertireoidismo).

No corpo feminino, a glândula da tireoide também exerce efeito sobre a ovulação e, se seu funcionamento está alterado, pode dificultar a gravidez. A disfunção tireoidiana aparece com mais frequência na gestação devido as profundas alterações hormonais e imunológicas que ocorrem neste período. Estes distúrbios podem ocasionar aborto espontâneo, parto prematuro ou influenciar no desenvolvimento do feto.

A boa notícia é que ela pode ser controlada, por isso é importante que na primeira consulta obstétrica, seja solicitado exames para checar o funcionamento da tireoide.

Alerta durante a gravidez

Os obstetras reforçam que qualquer disfunção deve ser identificada e tratada para não trazer complicações para o bebê que necessita dos hormônios tireoidianos da mãe até a 12ª semana de gestação aproximadamente. Depois desse período o bebê é capaz de produzir seus próprios hormônios tireoidianos.

Cuidados na alimentação

Ingerir alimentos com iodo na composição ajudam a manter o equilíbrio da tireoide. Inclua bacalhau, ovo, fígado, banana em sua alimentação e dê sempre preferência a alimentos frescos.

Consultas e exames de rotina

Para as futuras mamães é importante fazer exames preventivos antes da gravidez e o pré-natal para diagnosticar o hipotireoidismo ou hipertireoidismo. Agora, se a mulher já estiver gestante e for diagnosticada com as disfunções é essencial que seja acompanhada pelo ginecologista-obstetra ou endocrinologista para monitorar o desenvolvimento e garantir a saúde de mamãe e do bebê.

Leave a reply