Roupas secas e hidratação são uma ótima fórmula para o verão

A estação do sol é sinônimo de alegria, diversão em piscinas, praias e atividades ao ar livre. Tudo isso contribui para o aumento de problemas de saúde ocasionados pelo excesso de exposição ao sol ou por doenças como a micose, transmitida em praias e piscinas. Ainda que a diversão este ano seja predominantemente em casa, é muito importante redobrar os cuidados com a saúde, principalmente da região íntima.

Alguns cuidados são essenciais para preservar sua saúde e da sua família. Verifique sempre se o local, praia ou piscina, é e está adequado para o banho. Evite locais com aglomerações e observe a transparência da água. Água turva ou com coloração estranha deve ser evitada.

Os alimentos também precisam de atenção. Procure conhecer a procedência do que vai consumir e fique atenta ao preparo e manuseio. Prefira frutas, alimentos frescos ou bem cozidos e lembre-se de se hidratar. É importante lembrar que,  excesso de doces e carboidratos aumenta a acidez vaginal, que pode ocasionar a cândida.

A candidíase é uma infecção vaginal muito comum nesta época do ano, pois ela se prolifera mais facilmente em meios quentes e úmidos. Os ginecologistas recomendam evitar passar o dia com roupas de banho molhadas, lavar sempre suas roupas íntimas e de banho com sabão neutro e deixá-las secar em local aberto e bem ventilado.

Assim como a candidíase, a herpes pode se manifestar nesses períodos devido a exposição a luz solar e fadiga física, já que durante as férias muitas mulheres deixam de praticar as atividades físicas. O ideal é que durante o verão, as práticas de exercícios sejam mantidas, a alimentação seja sempre leve e balanceada e os vícios como bebidas alcoólicas e cigarros sejam evitados.

A orientação dos médicos ginecologistas é sempre usar roupas mais largas e de algodão e não compartilhar objetos de uso pessoal.

No caso de aparecimento de qualquer sintoma procure seu ginecologista imediatamente para exames, diagnóstico e medicação. Somente o profissional da saúde pode indicar o melhor tratamento para seu caso.

Cuide-se e aproveite o verão!

Leave a reply