A importância da vacinação para gestantes

A gravidez faz a mulher redobrar a atenção com seu corpo e alimentação, sempre preocupada com a saúde do bebê. O que nem sempre é lembrado pelas futuras mamães é a atualização de sua carteira de vacinação.

Uma boa alimentação contribui para a manutenção do sistema imunológico, mas são as vacinas que trazem a proteção necessária à mãe e bebê diante de várias doenças. Imunizada a gestante transfere anticorpos ao bebê.

Tão importante quanto falar sobre vitaminas, exames que devem ser realizados durante o pré-natal com o médico ginecologista é avaliar a caderneta de vacinas da futura mamãe. Mantê-la em dia é essencial.

Acompanhe as principais vacinas que auxiliam na proteção de mãe e filho:

Gripe

A vacina contra a gripe faz parte do Calendário Oficial de Vacinas do Ministério da Saúde e é oferecida gratuitamente a todas as gestantes em postos de saúde.

Mulheres grávidas que contraem gripe têm quatro vezes mais chance de desenvolver uma condição crítica podendo até vir a óbito. Além disso, a gripe também pode aumentar em 30% o risco de nascimento prematuro do bebê.  A vacina foi incluída como  essencial para gestantes no Calendário de Vacinas, a  partir da ocorrência da H1N1, já que está é a gripe que mais mata mulheres grávidas.

A vacina deve ser aplicada antes ou durante o inverno, independentemente da data em que foi aplicada no ano anterior.

Tríplice Bacteriana Adulta (DTPa)

A DTPa é indicada para proteção contra:

– Coqueluche (quinta maior causa de morte em crianças, sendo especialmente grave em bebês até seis meses);

-Tétano (possuindo alta taxa de letalidade do bebê devido a contaminação do cordão umbilical durante o parto);

-Difteria (doença que pode causar obstrução respiratória, tendo alta taxa de mortalidade entre os recém-nascidos);

As mulheres devem ser imunizadas com a DTPa entre a 27ª e a 36ª semanas de gestação. É muito importante que o prazo seja seguido para que haja tempo de os anticorpos serem transmitidos ao bebê.

Hepatite B

A vacinação contra Hepatite B faz parte do Calendário Oficial de Vacinas Infantil do Ministério da Saúde e quem toma as três doses está protegido por toda a vida.

É importante que as mulheres, mesmo antes de engravidar, tenham certeza se já foram ou não imunizadas. Caso exista alguma dose faltante, é preciso realizar a sorologia da doença para se certificar da imunização.

Esta vacina também é muito importante para o bebê. Estudos indicam quem caso haja transmissão perinatal, 25% das crianças contaminadas desenvolvem infecção hepática crônica e recém-nascidos podem chegar a óbito por carcinoma hepato-celular (um tipo de câncer que acomete o fígado) ou cirrose.

É muito importante procurar auxílio do ginecologista para conferir sua caderneta de vacinas e realizar agendamento de doses faltantes. Muitas delas são oferecidas gratuitamente em postos de saúde.  A vacinação é um ato de amor e proteção à sua saúde e a de seu filho.

Converse com seu ginecologista para saber mais sobre o assunto.

Leave a reply