Quando devo fazer o exame de Papanicolau?

Alguns exames precisam entrar no calendário de todas as mulheres para não serem esquecidos, pois são muito importantes na prevenção e detecção precoce de doenças. O exame de Papanicolau é um deles.

O procedimento realiza o rastreamento do colo uterino e pode detectar precocemente problemas como o câncer de colo de útero e infecções na vagina.

O Papanicolau é um exame muito simples e pode ser feito durante uma consulta ginecológica de rotina. Através de um esfregaço rápido e indolor na parede uterina, o médico ginecologista colhe parte do material, que é encaminhado para análise laboratorial. A partir dessa amostra é possível detectar indícios de sífilis, candidíase, gonorreia e outras doenças.

O primeiro exame de Papanicolau deve ser realizado dentro dos três primeiros anos de vida sexual ativa da mulher, independentemente da idade que ela tenha.

Os médicos ginecologistas recomendam que ele seja realizado anualmente, principalmente quando a paciente tem propensão ao desenvolvimento de câncer de colo uterino, é portadora do HPV ou HIV, é imunossuprimida ou foi exposta dentro do útero à medicação dietilestilbestrol. A frequência da realização do Papanicolau só deve ser reduzida ou até mesmo interrompida com orientação médica.

Preparação

Ao agendar o exame, a mulher deve considerar a data de sua última menstruação. A coleta do material do colo uterino deve ser realizada entre o 10º e o 20º dia depois do primeiro dia do último ciclo menstrual.

Além disso, o sexo nas 48 horas antecedentes ao exame deve ser evitado, assim como a utilização de duchas para higiene íntima e o uso de medicamentos ou anticoncepcionais vaginais.

Consulte seu ginecologista para entender mais sobre o assunto e realizar seu acompanhamento anual. Lembre-se, a sua saúde é muito importante!