Cuidados com a região íntima nas relações sexuais

A pandemia do coronavírus trouxe à tona um assunto importante e fundamental: a higiene. A todo momento somos impactados com informações sobre como lavar as mãos e nos cuidar para não nos contaminarmos, mas os cuidados com nossa saúde não param por aí.

A higiene antes e após as relações sexuais deve fazer parte da nossa rotina e é fundamental para evitar infecções. Hábitos simples como lavar as mãos, a boca e os dentes antes do contato com o parceiro podem evitar o aparecimento de doenças como a candidíase.

Simples e muito eficiente!

Apesar de a vagina produzir secreções naturais que a mantém limpa, as mulheres devem realizar a limpeza da vulva (parte externa da genitália) com água e sabonetes neutros, sem perfume, e que sejam indicados para a área pelo menos uma vez ao dia.

Os pelos pubianos também ajudam a proteger os órgãos sexuais. A recomendação dos médicos ginecologistas é para que eles não sejam retirados por completo e sim aparados para garantir a proteção natural da vagina e ânus.

Se o casal optar por realizar o sexo anal, é importante lembrar que o pênis não deve ser introduzido de volta à vagina, pois isso favorece o desenvolvimento de infecções. O ideal é que o preservativo seja utilizado em todos os momentos da relação. Ele é extremamente importante e eficiente para evitar DSTs (Doença Sexualmente Transmissível).

Urinar após o sexo, usar roupas leves durante o dia, observar e apalpar a região da vagina para identificar possíveis alterações são atitudes que devem ser lembradas diariamente.

 Além disso, consultar o ginecologista ao menos uma vez ao ano para a realização de exames de rotina é essencial para manter a saúde íntima em dia.

Fale com seu médico e cuide-se!

Leave a reply