Higiene da região íntima pode proteger a saúde do bebê

A gravidez é uma fase de intensas mudanças no corpo feminino, principalmente hormonais. Gestar uma nova vida exige uma série de adaptações, mudanças na rotina, na alimentação e nos cuidados com o corpo.

Aumentar os cuidados com a higiene é uma delas. Lavar as mãos com água e sabão e usar álcool em gel é essencial durante a pandemia em que estamos vivendo, mas a gestante também precisa estar atenta à higiene da região íntima.

Durante a gestação há uma tendência no aumento da acidez da vagina, o que pode ocasionar infecções vaginais como a candidíase, problema que, em casos extremos, pode levar ao parto prematuro.

Para evitar a ocorrência de infecções e proliferações de bactérias na região íntima é importante usar calcinhas de algodão, evitar roupas apertadas e com tecidos sintéticos e usar água, sabonetes neutros e produtos próprios para gestantes durante o banho.

Observar a vagina e a virilha também é muito importante. Coceira, ardência, forte odor e corrimento podem sinalizar que algo não está certo. O melhor caminho é procurar o médico ginecologista ou obstetra para a realização de exames e tratamentos indicados

Fuja sempre da automedicação. Ela pode trazer ainda mais problemas para você e seu bebê.

Confira algumas dicas para te ajudar a realizar a higiene íntima da forma correta:

• Use papel higiênico neutro, sem perfumes;
  • Lave as mãos antes e depois de utilizar o banheiro;
  • Use roupas próprias para gestantes e evite peças apertadas;
  • Não faça depilação total da região íntima;
  • Não faça duchas vaginais ou utilize produtos e lenços umedecidos perfumados;
  • Não compartilhe produtos de higiene com outras pessoas;
  • Faça a higiene da região com movimento de frente para trás para evitar o transporte de bactérias do ânus para a vagina.

Realize a limpeza da vagina pelo menos uma vez ao dia. Em caso do aparecimento de sinais de infecção, não hesite em procurar seu médico ginecologista.