Cuidados com a roupa íntima influenciam na saúde da mulher

Você já parou para pensar como cuida das suas roupas íntimas? Esses cuidados simples e que as vezes passam despercebidos, podem influenciar diretamente na saúde e higiene da sua região íntima.

A roupa íntima está em contato direto com os órgãos sexuais e um pequeno deslize no trato com as peças pode se tornar um problema.

Listamos alguns hábitos e pontos de atenção para te ajudar a ficar atenta aos detalhes e manter sua saúde em dia:

Não lave as roupas íntimas no banheiro: se você tem o costume de lavar suas calcinhas durante o banho, preste atenção! O banheiro é um local quente e úmido, propício para a proliferação de fungos e bactérias. Prefira sabão com pH neutro ao lavar as peças e deixe suas roupas secando em ambiente aberto e ventilado.

Use o ferro de passar roupa: após a lavagem e secagem correta das roupas íntimas, o ideal é utilizar o ferro de passar nas áreas de contato direto com os órgãos sexuais para garantir a eliminação de qualquer micro-organismo indesejado.

Prefira tecidos de algodão: ao escolher sua roupa íntima preste atenção ao tecido. Prefira peças de algodão. Elas evitam a transpiração que serve de porta de entrada para infecções. Além disso, são mais confortáveis e geram menos alergias.

Fuja de peças apertadas: roupas íntimas, assim como calças e shorts muito apertados devem ser evitados. Essas peças provocam aquecimento intenso na região íntima da mulher, o que aumenta o risco de aparecimento de fungos e bactérias.

Fio dental: use calcinhas fio dental apenas em ocasiões especiais. As peças devem ser evitadas pois podem acarretar pequenas lesões na pele, na região genitais e do ânus, devido ao atrito causado durante o uso.

Cuidados sem peças íntimas: assim como existe o cuidado com as peças íntimas, também é preciso cuidar quando não se tem o costume de usar a peça. Quando você deixa de usar a calcinha todos os cuidados listados anteriormente devem ser tomados com a peça de roupa que estará em contato direto com a região íntima.

Durma sem calcinha: prefira não utilizar peças íntimas na hora de dormir. Esse hábito ajuda na ventilação da área íntima.

Em caso de dúvidas ou aparecimento de sintomas indesejados procure seu ginecologista.

Leave a reply