Gestação em tempos de pandemia

O coronavírus trouxe uma série de cuidados que precisaram ser incorporados em nosso dia-a-dia. Apesar das várias dúvidas que cercam essa doença, existem alguns pontos que são consenso entre médicos e pesquisadores quando se fala sobre o comportamento do vírus em mulheres grávidas e recém-nascidos.

Se você está na fase gestacional ou conhece alguma mulher que está prestes a dar à luz, fique atenta a essas informações.

Descobri que estou grávida durante a pandemia. E agora?

Se você está gestante, a primeira recomendação é manter a calma. Lembre-se de que é importante seguir uma rotina tranquila no período gestacional para que o bebê não fique agitado. Procure seu ginecologista ou obstetra para a realização de todos os exames de pré-natal e certifique-se de que está tudo bem com a sua saúde e a de seu bebê.

Durante a gestação os cuidados com a higiene devem ser redobrados. Lave sempre as mãos com água e sabão, use álcool em gel, mantenha uma distância segura das pessoas quando precisar sair, evite locais com aglomerações e esteja sempre de máscara de proteção.

Grávidas têm mais chances de contrair a Covid-19?

De acordo com as pesquisas médicas realizadas até agora, as mulheres grávidas não fazem parte do grupo de maior risco. Ainda assim, as medidas de distanciamento e higiene pessoal devem ser seguidas rigorosamente.

Estou com Covid-19, posso transmiti-la ao meu bebê?

Ainda não existem estudos conclusivos que comprovem a transmissão do coronavírus de gestante para feto ou mãe para recém-nascido, seja durante o parto ou amamentação.

Devo realizar pré-natal durante a pandemia?

Sim! Exames e acompanhamento médico, ainda que via telemedicina, são essenciais durante o período gestacional. Os consultórios médicos estão adaptados para receber as pacientes seguindo todas as recomendações do Ministério da Saúde. Lembre-se de levar sua máscara e seu álcool em gel.

Como me proteger e proteger o meu bebê da Covid-19?

As medidas são simples:

– Evite sair em público ou receber visitas;

– Lave as mãos com água e sabão frequentemente;

– Cubra o rosto ao tossir ou espirrar;

– Faça exercícios físicos em casa;

– Mantenha uma dieta saudável e equilibrada;

– Hidrate-se.

Se perceber algum sintoma da Covid-19 não hesite em procurar assistência médica.

Leave a reply