Gravidez múltipla, quando ela acontece?

A chegada de um bebê pode vir multiplicada por dois, ou até mesmo três, quando o ultrassom indica que a família vai aumentar mais rapidamente que o esperado devido a uma gravidez múltipla.

Seja devido ao processo de reprodução assistida ou à própria natureza, quando dois óvulos são fecundados, as dúvidas sobre a gestação também são multiplicadas.

É importante entender que quando um óvulo é fecundado e se divide formando dois embriões iguais, teremos gêmeos univitelinos e eles são idênticos. Quanto são fecundados dois óvulos diferentes simultaneamente, devido a ovulação dupla, temos dois embriões diferentes – o que chamamos de gêmeos bivitelinos.

Listamos e respondemos as dúvidas mais comuns sobre esse assunto:

Mulheres com gêmeos na família tem mais chances de ter uma gravidez múltipla?

Sim! Principalmente para os parentes diretos da mãe, como irmãos, tios, avós e irmãos dos avós. Quanto há histórico famíliar, a probabilidade de uma gravidez gemelar é maior.

Uma gravidez múltipla pode trazer mais incômodos e complicações à gestante?

Verdade. A incidência de doenças hipertensivas, diabetes gestacional e problemas como a ruptura prematura de uma das bolsas é maior em grávidas de gêmeos.

Sintomas como enjoos e náuseas são mais acentuados, pois o corpo produz uma quantidade maior de hormônios.

Um bom pré-natal com um ginecologista e obstetra de confiança são fundamentais para garantir tranquilidade e acabar com as dúvidas nesse período.

A gestante precisa de alimentar mais em caso de gravidez gemelar?

Sim, mas isso não significa que a futura mamãe deve comer por três ou mais. É preciso consumir uma quantidade maior de calorias – são duas placentas ou uma de tamanho aumentado. O obstetra e uma nutricionista são essenciais para orientar as pacientes sobre ganho de peso e alimentação adequada.

São pedidos mais exames durante o pré-natal de uma gravidez múltipla?

Uma gravidez de múltiplos exige mais atenção do obstetra, por isso as consultas são mais frequentes e pode haver mais exames durante o pré-natal para garantir que está tudo bem com os bebês.

Todos os gêmeos são prematuros?

Isso é um mito. Como a gravidez gemelar exige mais cuidados, em muitos casos os bebês chegam ao mundo antes das 37 semanas de gestação devido à recomendação do obstetra, o que não é uma regra.

O parto só é antecipado se existir risco para os bebês ou para a saúde da mãe.

O parto de gêmeos é mais complicado?

Por ser um nascimento de dois ou mais bebês ele exige uma atenção maior da equipe médica, o que não quer dizer complicação.

Todas as mulheres que se submetem à reprodução assistida terão gêmeos?

Uma gravidez múltipla depende da quantidade de embriões que são implantados no útero da futura mamãe. Quando são colocados dois ou três embriões há mais chances de uma gravidez gemelar.