10 cuidados essenciais para a saúde feminina

Cuidar da saúde deve fazer parte da rotina de qualquer pessoa, em qualquer fase da vida. Isso nem sempre acontece. O ritmo ditado pelo trabalho, afazeres domésticos e cuidados com os filhos às vezes faz com que a mulher se esqueça de algo essencial: cuidar dela mesma.

O Ministério da Saúde preparou uma lista especial com os 10 cuidados essenciais com a saúde feminina. Vamos ver se você está cumprindo todos ou pelo menos a maioria deles?

1 – Alimentação saudável

Alimentar-se bem envolve o consumo de produtos naturais, como frutas, verduras e legumes in natura e começa desde os primeiros dias de vida, com o leite materno.

Evitar produtos industrializados, processados, com excesso de sal, gordura ou corantes reduz fatores de risco para doenças, o sobrepeso e o aumento do colesterol.

2 – Saúde mental

A saúde mental é tão importante quanto a saúde física. Sintomas de depressão, ansiedade, insônia, estresse e transtornos alimentares merecem atenção e devem relatados aos profissionais de saúde.

3 –Sexualidade

Conhecer o próprio corpo é fundamental e falar sobre sexualidade é de extrema importância para a vida sexual. O bate-papo pode ser com uma amiga ou com seu ginecologista.

Com o passar dos anos e das vivências, as preferências e pontos de prazer de uma mulher podem mudar, o que vai impactar diretamente em uma vida sexual feliz. Por isso é tão importante se conhecer.

Lembre-se que a sexualidade compreende aspectos que envolvem o prazer, o desejo, a ternura e o amor.

4 – Conhecer o próprio corpo

Entender o funcionamento do corpo e sua anatomia fazem muita diferença para os cuidados com a saúde e a sexualidade. Muitas mulheres têm medo de falar sobre o assunto com o ginecologista ou seu parceiro ou parceira.

Quando você conhece seu corpo, prontamente percebe quando algo está errado com ele.

5 – Realizar exames de rastreamento

Realizar exames periodicamente para rastreio do câncer de colo de útero e câncer de mama e o exame Papanicolau são fundamentais para a saúde feminina, assim como consultas periódicas com o ginecologista.

Esses exames devem se tornar rotina para mulheres que já iniciaram a vida sexual. O médico ginecologista saberá indicar quando é necessária a realização de mamografia ou outros exames complementares para verificar outros problemas comuns às mulheres.

6 – Proteger- se contra DSTs

Usar preservativos – femininos ou masculinos – é essencial para a prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) como HIV/Aids, sífilis, clamídia, herpes genitais, entre outras.

O contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de camisinha masculina ou feminina com uma pessoa que esteja infectada abre as portas para a transmissão das DSTs.

É importante lembrar que a mãe infectada pode transmitir o vírus para o bebê durante a gestação, o parto ou a amamentação. Por isso é tão importante o acompanhamento com o ginecologista e o obstetra.

Cuide-se! O ginecologista é o profissional mais indicado para falar sobre o assunto e tirar todas as suas dúvidas sobre os preservativos.

7 – Escolher o método contraceptivo

Uma boa conversa com seu ginecologista é o melhor caminho para a escolha do método contraceptivo mais seguro e indicado para você.

Atualmente é possível escolher entre os métodos injetáveis, minipílula, pílula combinada, diafragma, Dispositivo Intrauterino (DIU), além dos preservativos feminino e masculino.

Essa escolha deve ser feita com apoio do seu médico, já que o ginecologista vai analisar seu histórico de saúde e conversar sobre suas preferências para apontar a melhor forma de evitar uma gravidez.

8 – Buscar ajuda em caso de violência

A violência contra a mulher está em todas as classes sociais, faixas etárias e orientações sexuais. Ela pode ser física, sexual ou psicológica.

Denunciar essa situação e procurar apoio é a melhor forma de evitar que ela volte a acontecer. Conversar com pessoas de confiança, procurar a Delegacia de Defesa da Mulher ou o serviço de saúde mais próximo de sua casa são medidas que vão ajuda-la a não vivenciar novamente a situação.

9 – Utilizar práticas saudáveis para os sintomas comuns durante a menstruação e na menopausa

Alimentação saudável e exercícios físicos ajudam a combater sintomas comuns durante a menstruação ou menopausa.

Consultas frequentes ao ginecologista e exames recomendados por esse profissional apontam quando e se há necessidade do uso de medicamentos ou hormônios.

Medicar-se sem orientação médica nunca é um bom caminho e pode trazer complicações. Procure sempre seu ginecologista!

10- Planejar e vivenciar uma gestação saudável

Um bom pré-natal faz toda a diferença para uma gestação tranquila e saudável. Consultas ao ginecologista/obstetra e exames médicos devem fazer parte da gravidez, já que eles vão mostrar como está a saúde da mãe e do bebê.

Aproveite as visitas a seu médico para tirar dúvidas e invista em exercícios físicos, sempre com recomendação médica, e uma alimentação saudável.

Gostou das dicas? Se você ainda não está praticando todas ou a maioria delas é hora de se cuidar mais. Reserve um tempo para você. Isso é essencial para uma vida melhor e mais feliz.

Leave a reply