Vaginismo: você precisa entender sobre este assunto

O vaginismo é uma disfunção que, segundo o Ministério da Saúde, atinge 8% da população feminina. É uma contração involuntária dos músculos ao redor do orifício da vagina, que causa dor, dificuldade e até impossibilidade de manter relação sexual.  A boa notícia é que o vaginismo tem tratamento.

Os ginecologistas afirmam que o vaginismo não é uma doença! É uma disfunção classificada como transtorno de dor gênito-pélvica.

Quais as causas do vaginismo?

O distúrbio, na maioria das vezes, tem uma causa psicológica. O vaginismo é comum em mulheres que tiveram uma educação muito rígida, em que a virgindade é muito valorizada. Ele se manifesta ainda em mulheres que passaram por alguma experiência de traumas e abusos.  Para as mulheres que começam a apresentar os sintomas depois de uma vida sexual saudável, a causa pode estar relacionada ao estresse ou a uma forte cobrança com seu corpo.

Sintomas

– Contração involuntária da musculatura da pelve na relação sexual (sensação de que tem uma “parede” dentro da vagina);

– Dor/desconforto durante a relação sexual;

– Dificuldade de manipulação na região íntima durante a aplicação de pomadas e absorvente interno, por exemplo;

– Baixa autoestima e ansiedade.

O tratamento

Primeiramente, é indispensável que a mulher procure um ginecologista para saber se fisicamente está tudo bem, pois pode haver um desvio ou candidíase.

O processo do tratamento acontece de forma lenta e gradativa, pois é necessário o acompanhamento psicoterápico para auxiliar nos traumas da mulher, junto com o trabalho de um médico ginecologista para cuidar da anatomia e da fisiologia.

Como não existe cirurgia para curar o vaginismo, o ginecologista utiliza algumas técnicas como a introdução de cotonete lubrificado para que a mulher perceba a distensão da vulva e da vagina, e também exercícios de respiração para ela relaxar e perceber a capacidade de elasticidade da vagina. Essas técnicas deixam a mulher mais segura e certa de que ela não vai sofrer com a penetração.

 Não hesite em procurar o ginecologista

Algumas mulheres ficam constrangidas por sofrerem de vaginismo, omitem os sintomas e não procuram tratamento. Porém, independentemente do diagnóstico, a mulher nunca deve se sentir culpada ou envergonhada por ter dores na hora da relação sexual. O caminho certo é buscar informações sobre os sintomas e falar abertamente com o ginecologista.

Leave a reply