Você cuida da saúde de sua virilha?

A virilha, também chamada de região inguinal ou raiz das coxas, é uma área da intimidade da mulher que, anatomicamente, fica bem escondidinha e nem sempre recebe a atenção que precisa. A maioria das mulheres só se lembra que ela existe quando passa por consulta com o ginecologista.

A virilha não se resume apenas na parte frontal. Ela tem uma continuação e por isso é chamada de raízes da coxa. É nessa “continuação” que mora muitos problemas.

A região é rica em glândulas de suor. Por ser uma região com pelos, há também as glândulas sebáceas, do sebo. As duas juntas fazem com que a virilha fique úmida. Até aí, tudo bem, pois é o processo natural do corpo feminino.

Acontece que muitas mulheres desconhecem como higienizar e cuidar desta região. Segundo os ginecologistas, o cuidado com a virilha pode influenciar no equilíbrio das bactérias que residem nesse espaço e também na proteção da vagina.

Atenção para as recomendações:

Não use calças ou peças de roupas muito apertadas

Além do desconforto, usar uma calça muito apertada pode trazer outras consequências para a saúde íntima da mulher.

A região da virilha naturalmente é bem molhada, certo? Pois é! Usar peças apertadas por muito tempo favorece o aumento da temperatura e umidade na virilha, estimulando a proliferação de fungos e bactérias na vagina e isso pode aumentar os casos de candidíase e corrimentos.

Ah, e o raciocínio é o mesmo para protetores diários, que usados em demasia, também sufocam a região.

Limpeza da virilha

Infelizmente ainda existe uma cultura de que essa parte do corpo deve ser seca, isenta de pelos e exalar cheio de flores, mas isso é exatamente o oposto do que a região da virilha/vagina saudável é.

Para manter a região limpa sem agredir ou tirar suas defesas, os ginecologistas recomendam a higiene três vezes ao dia, de preferência com água, sabonete neutro e usando somente os dedos. Esponjas, cotonetes e esfoliantes devem ser descartados, pois além de tirar a proteção e deixar o caminho livre para as infecções, podem causar ferimentos.

Pelos na virilha é normal e natural

Deixar os pelos na região não quer dizer que é falta de zelo! Os pelos, assim como o nosso cabelo, funcionam como uma defesa para o organismo, e a depilação total pode comprometer essa proteção.

A higiene está relacionada em primeiro lugar à limpeza da área e não com a quantidade de pelos. As mulheres que optarem por não depilar podem manter os pelos aparados, reduzindo o risco da concentração de suor e sebo na região.

Ginecologista é seu confidente

Nenhuma cartilha, blog ou outro método substituem a consulta com seu ginecologista. Ele o profissional mais capacitado para orientar e te ajudar a viver melhor e mais saudável. 

Leave a reply