Outubro Rosa na prática

Hábitos de vida saudáveis e exames periódicos são fundamentais para evitar a doença

Desde 1990, o mês de outubro é dedicado ao movimento Outubro Rosa. A campanha tem a finalidade de alertar a respeito do câncer de mama e sobre a importância do diagnóstico precoce. Mas, quais medidas podem ser tomadas para que as mulheres possam evitar a exposição aos fatores de riscos da doença e evitar que o câncer se desenvolva?

Dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer), revelam que o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo, perdendo somente para o de pele, e o mais comum entre as mulheres, respondendo por 28% dos novos casos a cada ano. Os números reforçam o quanto é importante que as mulheres deem atenção a sua saúde. 

Medidas básicas podem contribuir com a saúde

Algumas medidas básicas são essenciais para reduzir o risco da doença:

Alimentação

Prefira alimentos de origem vegetal como frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas.

Alimentos pobres em nutrientes como refrigerantes e fast foods, ricos em gorduras, com muito açúcar e os ultraprocessados também devem ser evitados. Este último deve ser excluído da alimentação, segundo recomendações dos médicos, pois são produzidos com máxima adição de sal, açúcar, óleos, gorduras, além de substâncias sintetizadas em laboratório a partir de alimentos e de outras fontes orgânicas como petróleo e carvão. 

Fique longe do cigarro

Essa é uma das recomendações mais importantes dos médicos para prevenir o câncer, principalmente os de pulmão, cavidade oral e esôfago. Ao fumar, são liberadas no ambiente cerca de 4.700 substâncias tóxicas e cancerígenas que são inaladas por fumantes e não fumantes.

Mexa-se!

Fazer atividades físicas faz bem para o corpo e para a mente. Encontre uma modalidade que te dê prazer e te traga, além de saúde, diversão.

Você pode, por exemplo, andar de bicicleta, caminhar, dançar, fazer musculação, ginásticas, entre outras. Com certeza vai ser um momento de conexão consigo e pode até fazer novos amigos. Que maravilha, hein?!

Autoexame é um forte aliado contra o câncer de mama

Apesar de não substituir os exames regulares, o autoexame ajuda a mulher a detectar alterações nas mamas.  Ele é bem simples e deve ser realizado uma vez ao mês, na semana seguinte ao término da menstruação.

A mulher deve se posicionar em frente ao espelho, com uma mão atrás da nuca, usando a outra para palpar a mama suavemente com os dedos. Enquanto isso, ela deve observar se há alguma alteração visível, como por exemplo, alteração na pele ou no formato da mama. Para as pacientes que não menstruam, os ginecologistas recomendam o autoexame sempre no mesmo dia de cada mês.

Exame clínico

O exame clínico, geralmente, é capaz de detectar lesões superficiais com tamanhos a partir de um centímetro e deve ser realizado em todas as consultas ginecológicas de rotina.

Cuide de você e de quem você ama

O ginecologista é sempre o amigo mais indicado para qualquer dúvida ou sintoma relativos a saúde íntima. Compartilhe as dicas com suas amigas e mulheres que você ama, contribuindo assim para deixar o câncer de mama bem longe de vocês.

Leave a reply