Inchaço corporal é sinal de alerta durante a gestação?

Durante a gestação, o corpo da mulher passa por mudanças biológicas e metabólicas profundas. É nesse período que os hormônios femininos trabalham intensamente para garantir o desenvolvimento do bebê.

Náuseas, sensação de cansaço e os inchaços corporais são comuns nesse período, mas a futura mamãe precisa ficar atenta a eles e relatar todas as alterações de seu corpo para o ginecologista. O médico é a melhor pessoa para avaliar se os incômodos trazidos pela gravidez podem acarretar complicações.

Quais as causas do inchaço?

Por conta do bebê, o volume de sangue aumenta no corpo da mulher. O peso do feto faz com que o retorno venoso seja dificultado, pode haver aumento de peso.  As alterações hormonais podem fragilizar as paredes dos vasos sanguíneos, acumulando líquidos fora deles. Tudo isso faz com que haja uma maior propensão de a mulher reter líquidos e ficar inchada.

O hábito alimentar da gestante também pode ter forte relação com sua capacidade de reter líquido ou não. Diminuir a ingesta diária de sal, açúcar e carboidratos também durante a gravidez é fundamental para reduzir os inchaços.

Quando o inchaço é sinal de alerta

Quando causado apenas por retenção líquida, o inchaço não oferece qualquer risco para o bebê ou para a mãe.

Mas quando o edema ocorre logo no início da gestação, sem motivo aparente, é um sinal de alerta. O médico ginecologista deve investigar com cautela, já que doenças como pré-eclâmpsia, pressão alta, trombose ou outro problema vascular, podem estar por de trás do problema.

Atividades para evitar o inchaço

Algumas medidas para levar uma vida saudável podem evitar complicações na gestação e evitar o inchaço, como não ganhar peso de forma excessiva e realizar atividades físicas de baixo impacto, como caminhada, pilates, bicicleta e hidroginástica.

A gestante deve ficar atenta e buscar orientações do seu obstetra sempre que necessário. Além disso a futura mamãe também deve:

– Evitar ficar em pé por muito tempo e sentar-se periodicamente com as pernas elevadas;

– Caso trabalhe sentada, lembre-se de levantar e caminhar algumas vezes ao longo do dia;

– Evitar roupas e calçados apertados;

– Beber muito líquido para ajudar a eliminar o inchaço.

Apesar de ser um sintoma relativamente comum em gestantes, se persistirem dúvidas sobre como agir nesse caso, não hesite em procurar ajuda de seu médico ginecologista.

Leave a reply