60% das brasileiras realizam a primeira consulta com o ginecologista aos 20 anos de idade

Pesquisa realizada pela Datafolha encomendada pela Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) revela que muitas mulheres nunca agendaram uma conversa com o ginecologista e as que fizeram, foram poucas vezes.

Segundo o levantamento, pelo menos 5,6 milhões de brasileiras não costumam ir ao ginecologista-obstetra, 4 milhões nunca procuraram atendimento com esse profissional e outras 16,2 milhões passam mais de um ano longe dos consultórios.

A ginecologia é uma especialidade que precisa ser vista como prioridade. Ela é fundamental para a boa assistência à mulher.

Quanto mais cedo a mulher passar por consulta com o ginecologista, mais ela vai conhecer seu corpo e mais doenças podem ser evitadas.

É necessário entender que a razão da primeira consulta não deve ser por problemas ginecológicos ou gravidez.

Os ginecologistas aconselham que ela aconteça assim que a mulher iniciar o período menstrual ou até antes disso para entender quais são os eventos que vão acompanhá-la na puberdade, receber orientação sobre doenças sexualmente transmissíveis, iniciação sexual, métodos contraceptivos, entre outros assuntos.

Consulta com ginecologista

A primeira consulta costuma ser uma conversa informal, principalmente se a paciente estiver nervosa ou tímida, o que é extremamente normal. O ginecologista vai fazer perguntas sobre a infância, hábitos, doenças na família e histórico de câncer de mama. Dependendo da idade ou se a adolescente já iniciou a vida sexual, o médico também dará orientações sobre sexo, gravidez e doenças sexualmente transmissíveis.

Tenha zelo pela sua saúde

Não adie suas visitas ao ginecologista! Lembre-se que elas devem ser feitas anualmente. Através destas consultas é possível detectar doenças de forma precoce, favorecendo o tratamento rápido do diagnóstico.

Cuide de você e do seu corpo!