31 de julho – Dia do orgasmo Entenda os benefícios do orgasmo para a saúde feminina

Você sabia que o dia 31 de julho foi escolhido para comemorar o Dia do Orgasmo? A data extraoficial foi criada em 1999 por um grupo de indústrias de sexshops após uma pesquisa que revelou que 80% das mulheres tinham dificuldade de alcançar o orgasmo com penetração.

Fatores culturais, religiosos, morais e de educação influenciaram – e ainda influenciam – a maneira de entender e praticar sexo. Apesar de o assunto ainda ser um tabu para muitas pessoas, os ginecologistas afirmam que o orgasmo provoca satisfação e relaxamento. A falta de descarga orgástica dificulta a liberação da tensão sexual acumulada e torna a mulher mais irritada e de relacionamento interpessoal mais difícil.

Como funciona o orgasmo?

Apesar das relações serem físicas, todo o mecanismo do orgasmo ocorre no cérebro, que recebe um estímulo, seja visual, pelo tato e até mesmo com a imaginação. Quando você chega ao ponto máximo de prazer, seus pensamentos lógicos e modalidades racionais são diminuídos, tudo por causa do hipometabolismo.

Nesse momento, as regiões mais profundas do cérebro, vinculadas aos instintos primitivos vão ativar o sistema de recompensa, liberando dopamina, adrenalina e serotonina, os grandes responsáveis pela sensação de prazer.

Benefícios do orgasmo

– Melhora o sono;

– Proteção cardiovascular. Durante a relação sexual há um aumento temporário do trabalho cardíaco e da pressão arterial, sendo assim um ótimo exercício para o corpo;

– Pele e cabelo mais saudáveis. Durante o ato sexual os níveis de estrogênio, testosterona e de outros hormônios ligados ao brilho e a textura da pele e dos cabelos aumentam. A pele ganha uma aparência mais viçosa e o brilho natural dela fica em destaque;

O sexo também diminui a depressão e pode ser feito inclusive por mulheres grávidas, desde que elas não tenham sangramentos, corrimentos, contrações nem estejam em trabalho de parto. Ainda segundo os ginecologistas, o autoestímulo é tão positivo quanto a atividade sexual, principalmente para a mulher, que pode se conhecer mais.

Falta de orgasmo

Atenção mulheres! Esteja sempre atenta a suas dificuldades sexuais, pois podem representar um marcador de sua saúde. A ausência de orgasmo pode ser sinal de problemas orgânicos mais sérios como deficiência hormonal, depressão, diabetes ou disfunções glandulares como o hipotiroidismo e o hipertiroidismo.

Comemorar o dia do orgasmo é saudável e faz bem à saúde, mas vale a pena consultar seu ginecologista, constatar que está tudo bem com seu organismo para deixar este momento ainda mais prazeroso.

Leave a reply