Alerta para gripe na gravidez

Gestantes muitas vezes passam por algumas situações delicadas, inclusive em relação ao clima. As baixas temperaturas do inverno, a tendência de aglomeração em locais fechados, a baixa umidade do ar, entre outros fatores, facilitam a transmissão dos agentes infecciosos, que favorecem a transmissão da gripe.

A primeira orientação para evitar que uma simples gripe se torne uma grande tormenta é manter a vacinação contra a Influenza em dia durante a gravidez. Segundo os ginecologistas, esta é umas das formas de evitar complicações mais sérias da doença e garantir a saúde da mãe e do bebê.

A vacina garante a imunização da gestante e, logo depois, ela transfere os anticorpos para o feto – primeiro pela placenta e depois do nascimento, por meio do aleitamento materno. A imunização age na prevenção contra o vírus da gripe e também de quadros mais graves, como internações por bronquite, pneumonias e até parto prematuro.

Todas as gestantes podem tomar a vacina contra a gripe sem medo, já que a sua aplicação é segura em qualquer período da gestação, pois seu vírus é inativo.

Aliada contra a gripe

Outra grande aliada contra a gripe durante a gestação e uma alimentação balanceada. Invista no consumo de alimentos ricos em vitamina C como acerola, abacaxi, morango, laranja e tangerina

Tomar bastante líquido também é uma ótima dica para quem está gripado. A hidratação é uma ótima aliada do organismo.

Se você está grávida, muita atenção! Todo e qualquer medicamento só deve ser utilizado sob orientação médica.

Sinais de alerta

Se mesmo agindo com as “boas práticas” a gestante perceber os sintomas abaixo, deve acionar o médico o mais rápido possível.

– Dor de cabeça

– Calafrios,

– Febre

– Perda de apetite Todos estes sintomas merecem atenção. É fundamental tratar a gripe para que ela não evolua para uma infecção mais grave, como pneumonia, sinusite ou faringite.