Como fica o sexo após a menopausa?

A menopausa é uma fase da vida feminina em que ovários param de produzir óvulos e há o desequilíbrio dos hormônios que controlam o ciclo menstrual da mulher. Em quase todas as mulheres, esta diminuição da produção de estrogênio tende a ocorrer por volta dos 45 e 50 anos. Nesse período, a atividade sexual é uma das mais afetadas. Por isso, buscar orientações de um ginecologista pode deixar esta fase mais leve e prazerosa.

Os médicos ginecologistas afirmam que grande parte da população feminina sofre algum tipo de transtorno de dor ligado à penetração nesta fase e, para muitas, a situação é desencadeada justamente pelo desajuste de hormônios que ocorre durante a menopausa. Existem formas de melhorar a vida sexual e tornar um momento mais prazeroso.

Radiofrequência como alternativa para tornar a relação sexual mais saudável

Com o avanço da tecnologia, as mulheres podem optar por um tratamento menos invasivo, não medicamentoso e de fácil acesso, é a radiofrequência. O procedimento acontece através dos pulsos de ondas de calor e energia que estimula a mucosa a realizar uma neovascularização, produz mais fibras de colágeno e elastina. Com isso, a vagina fica menos frouxa, com mais elasticidade e mais lubrificada.

A sessão da radiofrequência deve ser realizada no próprio consultório do ginecologista, os benefícios perduram por cerca de um ano, quando poderá ser necessária outra aplicação.

Reposição hormonal também ajuda

A reposição hormonal é muito indicada para as mulheres que estão na fase da menopausa. A maioria dos hormônios utilizados é sintetizada em laboratório e têm estrutura química e efeitos semelhantes aos hormônios produzidos pelo organismo da mulher.

O tratamento é individualizado, então, cada paciente tem sua necessidade e/ou preferência, que precisa ser analisada e debatida com o ginecologista. Para realizar a reposição hormonal, diversos métodos podem ser utilizados como os comprimidos (via oral), gel, cremes e adesivos (reposição transdérmica). Por isso, é de extrema importância que haja uma conversa detalhada com o ginecologista, que vai analisar com apoio de exames e do histórico da paciente, o que mais se encaixa a ela.

Dicas para melhorar o sexo após a menopausa

Cada mulher tem sua individualidade, por isso, cada organismo reage de uma forma, ainda mais quando se trata da menopausa e da vida sexual das mulheres.

Veja algumas boas práticas indicadas pelos ginecologistas:

– Aproveite o momento para descobrir novos caminhos para sentirem prazer juntos, além da penetração. Aposte em brinquedos sexuais, retome velhas fantasias, abuse das lingeries e até sair da rotina com uma viagem para relaxar, por exemplo, fará muito bem ao envolvimento casal;

– Mexa-se! Para que a libido esteja saudável, é necessário que todo o corpo esteja em harmonia. Sendo assim, tudo o que fizer para se tornar mais saudável vai melhorar seu desejo sexual. Então, pratique exercícios físicos regularmente, de preferência algum que lhe divirta e dê prazer. Alie a nova rotina com uma alimentação saudável;

– Uso de lubrificante na hora do sexo facilita a penetração e a torna mais prazerosa;

– Beber bastante água pode ajudar na produção de fluidos necessários a uma boa relação sexual;

– Use preservativo! O preservativo proporciona segurança durante o sexo para pessoas de qualquer idade e não deve ser deixado de lado apenas pelo fato a mulher não mais engravidar na menopausa.

Leave a reply