Planejar para conceber

A decisão de ser mãe é um dos momentos mais importantes na vida da mulher. Ele sempre vem acompanhado de muita ansiedade e uma série de dúvidas. Por isso, quanto mais ele for planejado e mais cuidado a futura mamãe tiver com seu corpo, mente e saúde, mais segurança e tranquilidade a acompanharão durante toda a gravidez.

“O primeiro passo dessa nova jornada deve ser a visita a um ginecologista ou obstetra. Nenhum site, blog, aplicativo ou cartilha substitui a visita e o acompanhamento desses profissionais”, afirma o ginecologista e obstetra José Ricardo Volpato Bertazzo. “Procurar por um médico de confiança trará a tranquilidade necessária para essa fase.”

Um bom ginecologista ou obstetra vai checar o histórico de saúde da mulher e do companheiro, bem como da família de ambos, conversar sobre os hábitos de alimentação, atividades físicas, consumo de álcool e/ou drogas, gestações anteriores, além de solicitar alguns exames.

“Quando o plano é engravidar de forma natural, os exames pré-concepcionais são relativamente simples e realizados em laboratórios comuns”, explica a ginecologista e obstetra Juliana Caceres Pessini. “Avaliar estes hábitos é essencial e necessário, pois eles influenciam diretamente nas chances de conceber e, futuramente, em uma gravidez saudável.”

Outro assunto que é sempre carregado de dúvidas é a suplementação alimentar da futura mamãe com vitaminas e ácido fólico. Cabe ao ginecologista verificar e recomendar a quantidade necessária a cada paciente. “Tomar qualquer tipo de medicamento ou vitamina sem recomendação médica é um risco que nenhuma mulher deve correr, principalmente quando quer engravidar”, afirma a ginecologista e obstetra Roberta Herrera.

É sempre importante lembrar que praticar exercícios leves como caminhada, pilates e hidroginástica são importantes para uma vida saudável, mas esse assunto também deve fazer parte da conversa com seu médico.

Ingerir frutas, vegetais, grãos e proteínas deixam o organismo mais resistente e contribuem para a boa saúde da futura mamãe. “Não existem alimentos que tornam a mulher mais fértil. A melhor alternativa é apostar em práticas saudáveis e uma alimentação balanceada”, afirma a ginecologista e obstetra Priscila Lima Auricchio Yamamoto.

Outro ponto que merece atenção é a saúde bucal. Mulheres com doença periodontal (problema que afeta desde a gengiva até o osso que envolve e suporta o os dentes) são mais propensas ao aborto ou ao parto prematuro. Antes de engravidar, é essencial consultar um dentista para eliminar ou tratar eventuais problemas.

Bertazzo lembra que cada mulher tem sua individualidade e maneira de agir perante às sensações e anseios psicológicos advindos da gravidez. “Além de cuidar do corpo é importante administrar a ansiedade e procurar apoio na família e em especialistas sempre que necessário.”

Leave a reply