As temperaturas caem, o índice de infecção urinária aumenta

É fato que a infecção urinária surge durante todo o ano, ainda mais nas mulheres. A anatomia feminina facilita o aparecimento dessas infecções, pois o genital está muito próximo da região anal, uma área contaminada até mesmo em pessoas com boa higiene.

No inverno, as chances da infecção urinária aumentam. Isso porque as pessoas ingerem menos líquidos e sentem menos necessidade de urinar, ato extremamente importante para auxiliar a limpeza do canal da uretra. Deixar de urinar por muito tempo aumenta a possibilidade de reter bactérias no local.

Dicas para prevenir a infecção urinária

– No frio, verifique se as roupas íntimas estão secas de verdade antes de se vestir. Ficar o dia todo com uma calcinha úmida é um prato cheio para abrigar fungos e bactérias;

– Beba pelo menos dois litros de água por dia. Para facilitar e estimular a ingestão, coloque uma garrafinha na mesa que usa para trabalhar, ou ainda, use o despertador do celular para se lembrar de tomar água ao longo do dia;

– Vá ao banheiro com frequência;

– As mulheres devem realizar a higiene de frente para trás, para evitar contaminação no sistema urinário.

Sintomas:

Preste atenção aos sinais do seu organismo. Os sintomas mais frequentes da infecção urinária são:

– Dor ao urinar,

– Modificação na cor da urina. O normal é que seja clarinha, quando há alguma anormalidade ela passa a ser turva ou rosada, além do cheiro que se intensifica;

– Sensação de bexiga cheia;

– Incontinência urinária.

Como tratar a infecção urinária?

Nos casos mais simples, o tratamento é realizado em casa com uso de antibióticos. Em situações mais graves, quando as bactérias se espalham para corrente sanguínea, podem surgir sintomas como febre, náuseas e vômitos, chegando à necessidade de internação para tratamento endovenoso.

Em todos os casos, a orientação do ginecologista é essencial e evita consequências mais sérias.