Como lidar com a Flacidez Vaginal

Com o passar dos anos, o corpo manifesta sinais de envelhecimento como rugas, desidratação da pele e aparecimento de cabelos grisalhos. A saúde íntima da mulher também sofre algumas alterações, a mais comum delas é a flacidez vaginal.

Mas, o que é Flacidez Vaginal?

Flacidez vaginal é um fenômeno que consiste no relaxamento dos músculos vaginais ou assoalho pélvico.  Responsável por sustentar todos os órgãos internos da mulher, incluindo a bexiga e o útero, o assoalho pélvico sofre desgaste ao longo do tempo provocado pela penetração do pênis nas relações sexuais, além do período de gravidez e do parto.

Esta é uma condição enfrentada geralmente por mulheres com mais de 40 anos, porém mulheres mais jovens também podem ser afetadas, sobretudo as que tiveram partos normais.

O que contribui para a Flacidez Vaginal?

Além do desgaste natural (envelhecimento) e de fatores como gravidez e parto, também contribuem para o desenvolvimento da flacidez vaginal:

Menopausa: neste período, a mulher reduz a produção de estrogênio, hormônio responsável por manter a pele na textura correta. A queda da produção desse hormônio desequilibra os tecidos, deixando a vagina mais flácida que o normal;

Sedentarismo: ficar longos períodos sem praticar atividade física pode fazer com que as fibras musculares da mulher atrofiem;

Excesso de peso: o sobrepeso sobrecarrega o assoalho pélvico e isso pode causar flacidez dos músculos vaginais;

– Tabagismo: o consumo de cigarros é extremamente prejudicial ao funcionamento geral do organismo, interferindo inclusive na saúde íntima.

Sintomas

A flacidez vaginal apresenta alguns sintomas que podem originar diversas situações que incomodam a autoestima e o bem-estar da mulher:

– Aparência flácida da região íntima;

– Perdas involuntárias de urina (incontinência urinária);

– Ressecamento vaginal;

– Dores durante o ato sexual;

– Dificuldade de excitação;

– Perda de libido.

Tratamento da Flacidez Vaginal

O primeiro passo para tratar a flacidez vaginal é expor a situação ao seu ginecologista, sem receio ou vergonha.

Com o avanço da medicina, há diversas opções para tratar a flacidez como uso do laser e cirurgia íntima. Cada um com sua particularidade, mas, com a finalidade de proporcionar uma boa melhora no aspecto físico da vagina da mulher, elevando seu prazer durante as relações sexuais, sua autoestima e confiança.  

Leave a reply