Corrimento vaginal, e agora?

Corrimentos vaginais são queixas muito frequentes nas consultas ao ginecologista e merecem atenção. Afinal, indicam que algo não está funcionamento corretamente.

É importante esclarecer que a região vaginal tem uma lubrificação natural, que não requer preocupação. Assim como a boca e os olhos, a região é úmida e possui glândulas que produzem secreção.

O corrimento vaginal é uma combinação de fluídos e células continuamente eliminados através do canal vaginal, para limpar e proteger a vagina.

Algumas vezes esse corrimento ocorre por um estímulo hormonal aumentado e não configura uma doença, é o corrimento vaginal fisiológico. Mas, quando ele ocorre em excesso é preciso atenção.

Diferença entre conteúdo fisiológico e corrimentos

A diferença entre o conteúdo vaginal fisiológico e os “corrimentos” está na alteração da cor, do odor, da quantidade e a presença de sintomas irritativos como ardência ou coceira, dor na relação sexual e ardência ao urinar.

O normal é uma secreção clara, sem odor, livre de coceira e sem alterações na pele da vulva (assaduras e fissuras). Quando a mulher está ovulando, o que acontece no meio do ciclo menstrual, essa secreção aumenta e fica mais clara e elástica, parecida com clara de ovo.

Alerta com os corrimentos

Todo corrimento que não for claro e apresentar sintomas associados, como dor, coceira, ardência e sangramento, inclusive após as relações sexuais, deve ser avaliado, pois pode indicar infecções por fungos ou bactérias. Ou, ainda, secreções decorrentes de processos alérgicos.

Cuidados

Você pode evitar o surgimento de infecções vaginais e proteger a mucosa vaginal evitando o desenvolvimento de fungos ou bactérias que podem causar algum tipo de corrimento. Fique atento às recomendações dos ginecologistas:

– Dê preferência para calcinhas de algodão;

– Evite o uso constante de protetor diário;

– Evite o uso de substâncias como desodorantes íntimos, eles podem desequilibrar a flora vaginal;

– Evite o uso de lenços umedecidos ou papel higiênico com perfume;

– Faça higiene da região vaginal duas vezes por dia, pelo menos;

– Lembre-se de não esfregar a região. Secar levemente é o mais indicado.

Saúde íntima importa

Sua saúde intima precisa ser cuidada com carinho, por isso, mantenha uma relação de confiança com seu ginecologista. O corrimento vaginal deve ser diagnosticado e tratado de forma eficaz. Ele pode trazer sérias consequências caso seja tratado de forma incorreta.

Leave a reply