Puerpério: tempo de adaptação e amor

Hormônios a mil, transformações no corpo e muita ansiedade. O puerpério (período que abrange desde o dia do nascimento do bebê até a volta da menstruação da mulher) reserva muito amor e adaptação.

É extremamente normal que este período seja mais tranquilo para algumas mulheres e mais intensos para outras. Por isso, é muito importante que você não compare sua situação/ realidade com a amiga, irmã ou qualquer outra mulher do seu convívio. Lembre-se: cada pessoa tem sua individualidade e seus limites.

Nossos ginecologistas prepararam dicas e cuidados fundamentais para enfrentar essa fase:

Atenta ao sangramento excessivo

É normal que a recém-mamãe tenha um pequeno sangramento vaginal algumas semanas após o parto, mas se apresentar coágulos de sangue ou se a hemorragia aumentar, o obstetra ou ginecologista devem ser avisados.

 

Realize higiene

Toda mulher que passou pelo parto, seja ele natural ou cesárea, tem modificações em sua vagina, que também fica mais dilatada e inchada nos primeiros dias depois do parto.

Lave a região genital ou a sutura (costura dos tecidos) com delicadeza. Os ginecologistas recomendam enxugar a região com papel absorvente ao invés de esfregar com uma toalha. Isso facilita a cicatrização e previne infecções.

 

Alimentação no puerpério

A mamãe precisa ter ciência de que tudo o que comer vai refletir na alimentação do bebê através do leite materno. O indicado é que a mulher consuma, em média, 400 calorias a mais do está habituada a comer no seu dia a dia para garantir uma boa produção de leite.

Investir em legumes, verduras, frutas, cereais é uma garantia de que mamãe e bebê não sentirão falta de nenhum nutriente.

A hidratação é outro ponto que não deve ser esquecido! Tome bastante água, mesmo quando não estiver com sede, além de sucos naturais (evite colocar muito açúcar).

 

Cumpra os retornos ao médico

Não abandone o ginecologista ou obstetra. As consultas são de extrema importância para certificar que tudo está bem. Geralmente é recomendado que a mamãe faça uma visita ao médico cerca de 15 a 20 dias após o parto.

Sua saúde precisa estar em dia para que você acompanhe a rotina do bebê com mais ânimo e disposição.

Leave a reply