Por que há alterações de humor durante a gravidez?

A gestação é um período cheio de amor e grandes descobertas para todos os que estão próximos à gestante. Para muitas mulheres, gerar uma nova vida é a realização de um sonho. Mas, no decorrer das semanas as alterações de humor podem ser bem intensas.

O que causa a variação de humor?

Se você pensou nos hormônios, acertou! Os hormônios progesterona e o estrogênio controlam o ciclo menstrual e são responsáveis pela famosa TPM.

Quando ocorre a fecundação do óvulo, o corpo da mulher começa a produzir o hormônio HCG. O HCG sinaliza ao corpo da mamãe que o feto não é um corpo estranho. Ele também é responsável por dizer que é preciso produzir ainda mais progesterona e estrogênio, pois o organismo precisa se preparar para receber e acalentar o bebê durante os próximos meses.

Já sabemos que em pequenas quantidades esses hormônios influenciam na TPM, agora imaginem quando a produção aumenta? Eles interferem diretamente no humor da gestante.

Outros fatores

Os hormônios não são os únicos responsáveis por deixar as mamães “irritadas”. Outras situações são capazes de deixar as grávidas mais suscetíveis às oscilações entre emoção e tristeza até a irritação profunda. Entre elas estão:

– Medo e insegurança;

– Enjoos e vômitos frequentes;

– Dificuldade para se alimentar;

– Inchaço dos pés;

– Peso da barriga;

– Dor nas costas.

Juntos, esses pequenos desconfortos, podem influenciar diretamente nas alterações de humor na gravidez.

Isso também passa

A boa notícia é que essa fase e sensações temporárias vão passar e tudo vai ficar bem. Para amenizar esses sintomas, é muito importante que a gestante comprometa parte de seu tempo em atividades que lhe sejam prazerosas.

Dica de ouro!

Nas consultas, relate a seu ginecologista as mudanças no corpo e suas expectativas para as próximas semanas. Uma conversa positiva vai ajudá-la a encarar a gestação de forma mais leve e feliz.

Leave a reply