Obstetrícia: entenda como esta especialidade pode te ajudar

Você sabia que a Obstetrícia é a área da medicina que cuida da reprodução humana? O ginecologista obstetra utiliza conhecimentos e técnicas para garantir uma taxa elevada de nascimentos e proteção à vida das mulheres.

Muita gente se pergunta qual a diferença entre ginecologista e ginecologista obstetra, principalmente mulheres que nunca engravidaram.

O ginecologista atua com foco na preservação da saúde do aparelho reprodutor feminino. Por isso, detecta e trata doenças associadas ao útero, vagina, vulva, trompas, ovários e mamas. É ele quem orienta as pacientes sobre DSTs e métodos contraceptivos.

Já o ginecologista obstetra atende mulheres grávidas ou que desejam engravidar. Ele realiza análises do aparelho reprodutivo para identificar eventuais impedimentos à gravidez.

Quando o ginecologista obstetra está presente?

Acompanhamento Pré-natal

O obstetra vai acompanhar o desenvolvimento do feto, além de realizar procedimentos de consultório e solicitar exames para verificar as condições da mãe e do bebê.

 

Parto

Depois de acompanhar todo período de gestação, o especialista, sozinho ou com a equipe médica, pode realizar o parto.

 

– Acompanhamento no pós-parto

Geralmente o obstetra acompanha a recuperação da mulher durante o primeiro mês após o parto. Ele pode orientar sobre a amamentação, sintomas comuns no pós-parto e até mesmo sobre a adaptação da criança.

 

Quando devo marcar uma consulta?

O indicado é que a mulher procure o médico com, pelo menos, três meses antes de suspender o uso da pílula.
Caso a paciente procure um ginecologista obstetra apenas quando tiver a confirmação da gravidez, ela será direcionada para iniciar o pré-natal.
Quanto mais cedo, melhor, pois com a realização de exames será possível calcular a idade gestacional, diagnosticar doenças como a toxoplasmose e sífilis, além de evitar a transmissão vertical (de mãe para filho) do vírus HIV.

 

Abra o coração ao obstetra

No primeiro contato com o profissional é importante que a gestante diga o que deseja em seu pré-natal e no parto. O obstetra também terá oportunidade de dizer como faz seu trabalho.
Aproveite para conversar sobre a disponibilidade do profissional. Ele precisa estar disposto a responder a todas as dúvidas e explicá-las em linguagem clara. Deve ainda esclarecer se estará acessível sempre que a gestante necessitar, seja através de ligações, e-mail ou WhatsApp.

É preciso ter confiança e sintonia. Afinal serão ao menos nove meses de convívio.

 

Ano novo, novo bebê

Ah! Se você quer um bebê para 2019 já é o momento de se preparar e pesquisar um ginecologista obstetra para te acompanhar neste momento tão sublime.

 

 

 

 

Leave a reply